Airbnb lança 50 novas atualizações no aplicativo para tornar hospedagens mais personalizadas
Empresa também lançou “rede de coanfitriões”, que permite suporte diretamente pelo app com a ajuda de algorítimo
O Airbnb acaba de anunciar mais de 50 atualizações em seu aplicativo, as novidades visam personalizar a experiência dos usuários, desde a busca até a reserva da hospedagem. As funcionalidades foram projetadas para tornar a jornada do hóspede mais intuitiva e envolvente, conforme anunciado pela empresa em um evento realizado em São Paulo nesta quarta-feira (16).
Entre as principais novidades estão:
- Guia de boas-vindas: um tour interativo para orientar novos usuários sobre as funcionalidades do aplicativo;
- Destinos recomendados: sugestões de locais personalizadas com base no perfil e nas viagens anteriores dos hóspedes;
- Dicas de busca: orientações animadas que ajudam os usuários a encontrar descontos e opções de reserva instantânea;
- Filtros recomendados: filtros aprimorados que auxiliam na busca com base em reservas anteriores e interesses atuais;
- Destaques personalizados do anúncio: informações relevantes, como áreas de recreação para famílias, que tornam a experiência de busca mais adequada a cada hóspede.
“Entre cinco buscas que as pessoas fazem, em quatro elas usam pelo menos um tipo de filtro. Mas, temos 80 filtros e isso pode sobrecarregar o hóspede na escolha, então, redesenhamos essas opções com base nas buscas que o hóspede faz, vamos trazer isso para ele de uma maneira fácil, para tornar o processo muito mais intuitivo, trazendo na busca o que interessa ao hóspede”, afirmou no lançamento Fiamma Zarifem, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul.
Pagamento de hospedagem via Pix
Dentre as novidades, o Airbnb também divulgou números referentes ao lançamento do pagamento via Pix na plataforma: mais de 280 mil hóspedes já usaram o Pix desde o lançamento desta funcionalidade, em julho de 2024.
Rede de Coanfitriões
Além dessas inovações no app, o Airbnb também lançou a Rede de Coanfitriões, que permite que os anfitriões encontrem e contratem coanfitriões locais com alta avaliação para ajudá-los a gerenciar seu espaço no Airbnb.
Os coanfitriões são usuários experientes com uma média de classificação de 4,86 em suas hospedagens, superando os 4,622 das grandes empresas do setor. Além disso, 73% deles são Superhosts, e 84% gerenciam propriedades que são consideradas “Preferidas dos Hóspedes”, garantindo acesso a profissionais de alta qualidade.
Com isso, esse grupo recebe suporte personalizado, que vai desde a configuração do anúncio até a comunicação direta com os hóspedes. Ao contrário das empresas tradicionais de gestão de propriedades, que oferecem serviços padronizados, os coanfitriões se adaptam às necessidades individuais de cada anfitrião, além disso, toda a gestão é realizada diretamente pelo aplicativo do Airbnb.
“Essa conexão entre anfitriões e coanfitrão é muito importante. É possível encontrar um anfitrião diretamente no aplicativo de forma muito rápida, alguém que auxilia desde a configuração do anúncio, ao gerenciamento do pedido de reserva, comunicação com hóspedes, gestão da limpeza e mais”, afirmou Fiamma.
Para se tornar um coanfitrião do aplicativo, há algumas regras, como nota média de ao menos 4.87 e índice de cancelamentos inferior a 3%. O usuário pode se candidatar na plataforma, e seu perfil será avaliado para a função.
Pelo serviço de auxílio, o coanfitrião pode receber um valor referente a parte da hospedagem que ele ajudou a organizar. Os detalhes são acertados entre os usuários, informou o Airbnb.
Tecnologia é aliada
Com mais de 10.000 coanfitriões disponíveis em 10 países, a busca pelo parceiro ideal agora é facilitada por um algoritmo que recomenda essas pessoas com base em mais de 80 fatores, como localização e tipo de acomodação.
A novidade permite que os anfitriões visualizem os perfis, leiam avaliações e contratem coanfitriões diretamente pelo aplicativo, tudo em um ambiente integrado que também permite a troca de mensagens, gerenciamento do calendário e pagamentos seguros.
A Rede de Coanfitriões está disponível no aplicativo e na página do Airbnb em 10 países:
Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido. As
novidades para hóspedes e anfitriões começam a ser lançadas hoje em todo o mundo.
Números do Airbnb Brasil
- 54% dos anfitriões são mulheres;
- 45% dos anfitriões utilizam a renda obtida para arcar com despesas;
- 80% das hospedagens no Brasil são reservadas por brasileiros;
- 2.330 cidades foram visitadas no Brasil (42% do país);
- Mais de 165 cidades receberam seus primeiros hóspedes;
- 80% dos destinos visitados no Brasil foram não urbanos.
Os dados são referentes ao ano de 2023.