'Ajuda', 'terrorismo', 'tráfico': imagens de satélite mostram mensagens assustadoras em LA e descoberta viraliza
Com a repercussão do caso, o Departamento de Polícia de Los Angeles foi ao local verificar se havia perigo
Basta usar algumas coordenadas no Google Maps para chegar a um lugar assustador em Los Angeles, nos Estados Unidos. O terreno baldio capturado por imagens de satélite está cheio de pedidos de socorro, além das palavras "terrorismo", "tráfico", e até "FBI", gravadas no chão. A descoberta viralizou nas redes sociais e alarmou aos usuários desde o domingo, 26. As autoridades, no entanto, negam que há perigo no local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O homem que encontrou o registro fez questão de compartilhar na internet. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele questionou: "O que está acontecendo em Los Angeles?" O post já conta com mais de 65 milhões de visualizações e mais de 500 mil curtidas em apenas três dias.
Na imagem, é possível ver as palavras "help" (ajuda, em inglês), "terrorismo", "tráfico", "federal", "LAPD" e "FBI". Após a descoberta, os usuários alimentaram uma série de teorias da conspiração e passaram a cobrar explicações das autoridades locais.
"A polícia definitivamente deveria investigar isso", escreveu um internauta. "Sim, isso é muito assustador", respondeu o autor da publicação. "É literalmente trafico humano", opinou outro.
HELP, HELP, HELP, TRAFICO, HELP, TERRORISMO, HELP.
What’s going on in LA? 😳 pic.twitter.com/Tl6KNpPTEx
— Dr. Simon Goddek (@goddeketal) January 26, 2025
Com a repercussão do caso, o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD, na sigla em inglês) se pronunciou. Na última segunda-feira, 27, as autoridades informaram que foram ao local no domingo, 26, verificar a denúncia.
"Ao chegar, os oficiais realizaram uma investigação minuciosa e não encontraram evidências de qualquer atividade criminosa ou ameaça na área", informava o comunicado enviado ao jornal Los Angeles Times.
Segundo a LAPD, as imagens foram capturadas pelo Google Maps em 2023. Porém, um helicóptero da emissora KTLA sobrevoou o local na segunda e confirmou que as palavras ainda estavam lá.
O terreno onde as mensagens foram gravadas pertence à Union Pacific Railroad, uma empresa ferroviária dos Estados Unidos. Apesar de não ter encontrado evidências de irregularidades ou perigo, a LAPD notificou a companhia sobre o incidente.
A Union Pacific Railroad, no entanto, acredita que tudo não passou de um falso alarme. Um porta-voz da empresa afirmou ao Los Angeles Times que ninguém está em perigo.
De acordo com ele, as palavras foram escritas por um homem que supostamente vem invadindo propriedades da empresa e outros terrenos comerciais "para criar mensagens enganosas".