Além de correr e dançar, robô humanoide agora pode segurar e jogar objetos
Em versões anteriores, o protótipo já era capaz de fazer a prática do "parkour" e dançar; com a novidade, adquire característica mais humana
O robô humanoide Atlas, da empresa Boston Dynamics, tem dado o que falar. Em sua última versão, o protótipo podia correr, pular e dançar. Agora, com uma nova atualização, lançada nesta quarta-feira (18), ele surge com mãos funcionais, parecidas com garras, e é capaz de segurar e jogar objetos.
A nova característica faz Atlas se parecer mais com um humano e poder participar de atividades de forma mais ativa.
A garra é montada com uma parte fixa, que corresponderia aos quatro dedos da mão, e uma parte móvel, que funcionaria como o nosso dedo polegar.
No vídeo mais novo da Boston Dynamics, o robô interage com objetos, entrega um saco de ferramentas a uma pessoa que espera no topo de uma escada e ainda empurra um bloco de madeira que está em seu caminho. Veja:
“É importante para nós que o robô possa executar essas tarefas com uma certa quantidade de velocidade humana. As pessoas são muito boas nessas tarefas, então isso exigiu algumas atualizações muito grandes no software de controle”, afirmou o líder de controles da Atlas, Ben Stephens, no blog da empresa.
Apesar de as capacidades demonstradas anteriormente, como correr, pular e dançar, parecerem mais impressionantes do que agarrar coisas, Stephens explicou que um robô que executa tarefas precisa ter uma compreensão mais sutil do seu ambiente, para assim, responder ao espaço.
No mundo dos robôs humanoides, poucos apresentaram as habilidades de Atlas – apenas o Robonauta, da Nasa, possui garras parecidas com mãos. A Boston Dynamics também declarou que as garras foram projetadas para levantar peso e a habilidade foi demonstrada em um comercial do SuperBowl.