Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alertas, pontos de doação e abrigos: Google Maps e Waze viram aliados nas enchentes do RS

Mapas mostram informações decisivas durante tragédia no Estado

6 mai 2024 - 17h23
Compartilhar
Exibir comentários

Desde que o Rio Grande do Sul entrou em estado de calamidade pública, o Google vem ativando alertas de inundações para o estado e destacando informações oficiais em seu buscador e no Google Maps. Além disso, iniciativas populares e de pesquisadores vêm fazendo um grande uso da ferramenta de geolocalização para identificar áreas de risco, pontos de abrigos e doação de alimentos.

A empresa ativou o Alerta SOS em seu buscador, que pode ser visto pelas pessoas que estão no Rio Grande do Sul e em buscas relacionadas às inundações. Quando o recurso é ativado, o Google prioriza o acesso rápido e fácil a notícias sobre as áreas afetadas pelas inundações e links para as atualizações de emergência fornecidas pro autoridades locais, como Defesa Civil, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Também é possível acessar um mapa com as regiões mais afetadas.

Em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (SGB-CPRM), o Google está utilizando inteligência artificial para analisar dados hidrológicos para prever inundações ribeirinhas no Brasil, por meio da ferramenta Flood Hub. O serviço de monitoramento mostra tendência de cheias dos principais rios da região. A região conta com diversos pontos de alerta máximo ativados no interior do estado, como os Rio Uruguai e Rio Ibirapuitã, em Alegrete; Rio Ibicuí em Manoel Viana; Rio Santa Maria em Rosário do Sul e Rio Taquari para as cidades de Encantado, Muçum e Estrela.

O Google Maps também tem sido uma ferramenta importante na busca por informações. Ícones de alerta tem se espalhado pelas regiões afetadas pelas inundações e enchentes, com telefones úteis e sites de autoridades públicas sendo apresentados à população. Atualizações em tempo real, com informações sobre interdição de trânsito, ruas e rodovias, também já são apresentadas pelo aplicativo, com dados repassados pelo governo do Estado. Em Porto Alegre, também há alertas sobre interrupções gerais nos serviços de transporte público.

O Waze também passou a trazer alertas de enchentes, com atualizações em tempo real de fechamento de estradas, rodovias e ruas do estado do Rio Grande do Sul. Desde sexta-feira, 3, zonas de evacuação determinadas pela Defesa Civil estão sendo comunicadas pelo aplicativo. Abrigos e centros de doação também estão sendo adicionados pela comunidade de usuários à medida que ficam disponíveis.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade