Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alibaba lança nova IA que pode ser capaz de superar o desempenho do DeepSeek

Modelo chamado Qwen 2.5 Max pode ser mais inteligente que concorrentes do setor

29 jan 2025 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo de chinês de comércio eletrônico, Alibaba, dono do Aliexpress, lançou uma nova versão do seu modelo de inteligência artificial (IA). Segundo publicado pela empresa, a IA Qwen 2.5 é capaz de superar o DeepSeek e outros concorrentes do setor, como a Llama, da Meta.

"Qwen2.5 Max alcança desempenho competitivo em relação aos modelos de primeira linha", disse a empresa em declaração.

Na prática, essa IA oferece respostas mais elaboradas, precisão em cálculos e linguística e eficiência no consumo de energia. As funcionalidades da Qwen também miram o setor empresarial, por exemplo: é possível adaptar o modelo para focar em áreas especificas, como marketing.

Grupos chineses como o Alibaba, Tencent e Baidu vêm investindo muito na produção de serviços em nuvem e disputam a atenção dos desenvolvedores de IA no país, em uma corrida tecnológica interna.

Liang Wenfeng, fundador do DeepSeek, disse em entrevista ao meio de comunicação chinês Waves, em julho, que a empresa "não se importava" com guerras de preços e que alcançar a inteligência geral artificial (AGI) era seu principal objetivo.

Na última semana, o DeepSeek chamou a atenção do mundo quando ultrapassou a gigante OpenAI, tornando-se o aplicativo mais baixado da App Store dos EUA.

Enquanto a empresa de Sam Altman precisou de cerca de US$ 100 milhões de dólares para desenvolver sua tecnologia, a startup chinesa precisou "apenas" de US$ 6 milhões, o que ameaça marca uma ameça à soberania americana no mercado tecnológico e cria uma tendência de IAs mais acessíveis.

*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Estadão
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade