Alibaba lança nova IA que pode ser capaz de superar o desempenho do DeepSeek
Modelo chamado Qwen 2.5 Max pode ser mais inteligente que concorrentes do setor
O grupo de chinês de comércio eletrônico, Alibaba, dono do Aliexpress, lançou uma nova versão do seu modelo de inteligência artificial (IA). Segundo publicado pela empresa, a IA Qwen 2.5 é capaz de superar o DeepSeek e outros concorrentes do setor, como a Llama, da Meta.
"Qwen2.5 Max alcança desempenho competitivo em relação aos modelos de primeira linha", disse a empresa em declaração.
Na prática, essa IA oferece respostas mais elaboradas, precisão em cálculos e linguística e eficiência no consumo de energia. As funcionalidades da Qwen também miram o setor empresarial, por exemplo: é possível adaptar o modelo para focar em áreas especificas, como marketing.
Grupos chineses como o Alibaba, Tencent e Baidu vêm investindo muito na produção de serviços em nuvem e disputam a atenção dos desenvolvedores de IA no país, em uma corrida tecnológica interna.
Liang Wenfeng, fundador do DeepSeek, disse em entrevista ao meio de comunicação chinês Waves, em julho, que a empresa "não se importava" com guerras de preços e que alcançar a inteligência geral artificial (AGI) era seu principal objetivo.
Na última semana, o DeepSeek chamou a atenção do mundo quando ultrapassou a gigante OpenAI, tornando-se o aplicativo mais baixado da App Store dos EUA.
Enquanto a empresa de Sam Altman precisou de cerca de US$ 100 milhões de dólares para desenvolver sua tecnologia, a startup chinesa precisou "apenas" de US$ 6 milhões, o que ameaça marca uma ameça à soberania americana no mercado tecnológico e cria uma tendência de IAs mais acessíveis.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani
