Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alienígenas podem contatar Terra até 2029, de acordo com cientistas

Pesquisadores apostam que extraterrestres podem ter interceptado um sinal enviado para uma sonda há mais de 20 anos

27 abr 2023 - 16h10
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Nasa enviou transmissão de ondas de rádio para a sonda Pioneer 12 em um protocolo de rotina em 2002
Nasa enviou transmissão de ondas de rádio para a sonda Pioneer 12 em um protocolo de rotina em 2002
Foto: Nasa

Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) acredita que os alienígenas podem fazer contato com a Terra até 2029. Os pesquisadores apostam que extraterrestres podem ter interceptado um sinal enviado para uma sonda há mais de 20 anos. O estudo foi publicado na revista Publications of the Astronomical Society. 

Em 2002, a Nasa enviou transmissão de ondas de rádio para a sonda Pioneer 12 em um protocolo de rotina para enviar dados e garantir que a comunicação fosse estabelecida. Esse sinal também atingiu uma estrela a cerca de 27 anos-luz de nosso planeta.

Agora, os cientistas da Universidade da Califórnia esperam que este sinal tenha sido interceptado por extraterrestres, que retornaram uma ligação para a Terra.

Até filme "Contato" é inspiração

Howard Isaacson, astrônomo e coautor do estudo, explica que o experimento usou sinais enviados da Terra a outras sondas. Dessa forma, foi possível mapear os locais onde os sinais podem ter se espalhado quando enviados ao universo. 

O astrônomo incluiu um dado curioso que mistura ficção com realidade: “Esta é uma ideia famosa de Carl Sagan, que a usou como tema de enredo no filme 'Contato'”, disse.

  • O filme de 1997, baseado na história de Sagan, conta a história de um cientista que encontra evidências de alienígenas em um planeta distante a 26 anos-luz da Terra e opta por fazer o primeiro contato enviando sinais de ondas de rádio;
  • O estudo usou sinais enviados da Terra para a Voyager 1, Voyager 2, Pioneer 10, Pioneer 11 e New Horizons, mapeando onde os sinais podem ter se espalhado quando enviados ao universo;
  • No experimento, espaçonaves se comunicaram com as antenas de rádio da Deep Station Network (DSN) para baixar dados científicos e dados de telemetria;
  • A Deep Station Network é o conjunto internacional de antenas de rádio gigantes da Nasa que suporta missões de espaçonaves interplanetárias, além de algumas que orbitam a Terra.

A equipe determinou que as transmissões para a Voyager 2, Pioneer 10 e Pioneer 11 já encontraram pelo menos uma estrela. As transmissões da Pioneer 10 encontraram uma estrela anã branca em 2002. 

As transmissões da Pioneer 10 encontrarão 222 estrelas até 2313.  “O mais cedo que podemos esperar uma transmissão devolvida é 2029”, disse a equipe no relatório.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade