Alimentador de pássaros supermoderno identifica espécies e até faz vídeos
Ao contrário de alimentadores de beija-flor padrão, o alimentador da Bird Buddy tem uma câmera que tira fotos e faz vídeos dos bichos
A feira CES 2023, maior evento de tecnologia do mundo que acontece em Las Vegas (EUA) até domingo (8), é conhecida por revelar não só as próximas TVs e eletrodomésticos do mercado, mas alguns gadgets curiosos. Um deles, neste ano, é um alimentador de pássaros surpreendente.
O aparelho deve ser colocado do lado de fora da casa. A ideia é fornecer néctar para os pássaros da região, com um sistema projetado especificamente para evitar vazamentos e mofo.
Ao contrário de alimentadores de beija-flor padrão, que nos Estados Unidos custam de R$ 100 a R$ 160, o alimentador da empresa Bird Buddy tem uma câmera com sensor de movimento que tira fotos e faz vídeos quando um pássaro o visita.
Segundo um comunicado da companhia, o alimentador usará inteligência artificial (IA) para determinar de que espécie é o beija-flor, sendo capaz de identificar até 350 tipos diferentes. Assim que a casa recebe uma “visita”, o produto manda uma notificação para o celular do dono dela.
Os preços dos aparelhos não foram divulgados ainda e nem a frequência com que precisa ser recarregado com comida. A empresa afirmou que o alimentador será compatível com outros desenvolvidos por ela, com recursos de IA semelhantes.
A Bird Buddy lançou seu primeiro alimentador em 2020 por meio de campanhas de crowdfunding, mas ainda não é possível comprá-lo. O site diz que as pré-encomendas já realizadas deverão ser mandadas por volta de abril de 2023.
No dia 21 de dezembro, a empresa postou uma atualização informando que 80% dos pedidos já tinham sido atendidos e assumindo que precisava melhorar o suporte ao consumidor e comunicação.
Por estas razões, não se sabe se a reputação do Bird Buddy está comprovada. Entretanto, outras empresas estão lançando alimentadores de pássaros com câmeras no mercado, como a Amazon.