Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Almas a bordo, 283": um avião da Iberia teve que declarar emergência para pousar após a explosão de nave da SpaceX

A chuva de fragmentos de Starship exigiu desvios por parte dos aviões comerciais, mas nem todos tinham combustível suficiente. Um Airbus A330-200 que fazia o voo 379 da Iberia entre Madrid e San Juan teve que declarar uma emergência em voo.

15 abr 2025 - 20h17
(atualizado em 16/4/2025 às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O sétimo voo da Starship causou caos no espaço aéreo do Caribe. Quando a nave da SpaceX explodiu a 146 quilômetros de altura no dia 16 de janeiro, os pilotos de aviões receberam instruções para evitar a nuvem de destroços que começaria a cair sobre o mar. No entanto, o voo 379 da Iberia não tinha combustível suficiente para desviar.

A SpaceX perdeu o contato com a Ship 33 oito minutos e meio após a decolagem, momento em que a nave viajava a mais de 21.000 km/h. A Starship explodiu logo em seguida, fragmentando-se em milhares de peças metálicas e cerâmicas que brilharam como estrelas cadentes ao reentrar na atmosfera.

A SpaceX disse que os possíveis destroços que não queimassem na atmosfera cairiam em áreas previamente delimitadas no Atlântico, mas a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) contradisse a empresa, afirmando que alguns fragmentos caíram fora das zonas previstas.

Para evitar qualquer impacto com aviões, a FAA ativou um aviso para aviadores pouco antes das 23:00 UTC de quinta-feira. Vários voos mudaram sua rota para evitar a área, mas nem todos tinham combustível suficiente para desviar.

O piloto de um Airbus A330-200 que fazia o voo 379 da Iberia entre Madrid e San Juan estava prestes a atravessar o espaço aéreo da República Dominicana quando teve uma conversa tensa com um controlador aéreo de Porto Rico:

Controlador: "Iberia 0379, não sei se copiaram minha última transmissão. A República Dominicana ainda está ativa, ainda está restrita. Se ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Uma empresa convidou 400 funcionários para home-office para realizar a medida mais suja possível: demiti-los por chamada de vídeo

Elon Musk demitiu especialistas em segurança de veículos autônomos: eram eles que deveriam regular os carros da Tesla

Se você acha que as recomendações de música da sua plataforma de streaming não são boas, a Deezer pode ter a solução

Cientistas chineses afirmam ter criado algo inovador: o transistor mais rápido e eficiente que existe

Acabamos de descobrir que 20% do nosso DNA vem de uma população hominídea desconhecida: a População B

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade