Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alphabet aposta em laser para entregar internet em áreas remotas

26 jun 2023 - 13h10
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alphabet, controladora do Google, já tentou e não conseguiu levar o acesso à internet para áreas rurais e remotas usando balões de alta altitude na estratosfera, mas agora, a empresa está investindo em conexão usando feixes de luz.

O projeto conhecido como Taara faz parte do laboratório de inovação da companhia chamado X, também apelidado de "Moonshot Factory", iniciado em 2016, depois que tentativas de usar balões estratosféricos para fornecer internet tiveram problemas devido aos altos custos, disseram executivos da empresa.

Desta vez, as coisas estão progredindo melhor, disse Mahesh Krishnaswamy, que lidera o Taara.

Os executivos do projeto e da Bharti Airtel, um dos maiores provedores de telecomunicações e internet da Índia, disse à Reuters que agora estão avançando para a implantação em larga escala da nova tecnologia de internet a laser no país. Os detalhes financeiros não foram divulgados.

O Taara está ajudando a conectar serviços de internet em 13 países até agora, incluindo Austrália, Quênia e Fiji, disse Krishnaswamy, acrescentando que fechou acordos com o Econet Group e sua subsidiária Liquid Telecom na África, o provedor de internet Bluetown na Índia e a Digicel em Ilhas do Pacífico.

"Estamos tentando ser um dos lugares mais baratos e acessíveis em dólares por gigabyte onde você poderá obter para os consumidores finais", disse ele.

A máquina do Taara é do tamanho de semáforos que irradiam os feixes de luz que transportam os dados - essencialmente internet de fibra óptica sem os cabos. Os parceiros como a Airtel usam as máquinas para construir infraestrutura de comunicação em locais de difícil acesso.

O diretor de tecnologia da Bharti Airtel, Randeep Sekhon, disse que o Taara também ajudará a fornecer serviços de internet mais rápidos em áreas urbanas de países desenvolvidos. Ele disse que é mais barato transmitir dados entre edifícios do que enterrar cabos de fibra ótica.

O X é a divisão de pesquisa da Alphabet que desenvolve projetos que beiram a ficção científica: deu origem à empresa de tecnologia autônoma Waymo, ao serviço de entrega de drones Wing e à startup de tecnologia de saúde Verily Life Sciences.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade