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Amazon investe em óculos para entregadores economizarem segundos em cada pacote, dizem fontes

11 nov 2024 - 09h04
(atualizado às 09h29)
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A Amazon está desenvolvendo óculos inteligentes para seus entregadores que ajudarão a guiá-los até a porta dos clientes, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto.

Se forem bem-sucedidos, os óculos fornecerão aos entregadores navegação passo a passo em uma pequena tela embutida nas lentes.

A expectativa é que os orientações possam economizar segundos que a empresa considera como valiosos em cada entregas. O dispositivo deve fornecer informações sobre para que lado o entregador tem que se dirigir num condomínio e dados que incluem chamadas de atenção para portões ou cães agressivos.

Com milhões de pacotes entregues diariamente, os segundos se acumulam. Os óculos também liberarão os motoristas de terem de carregar aparelhos GPS, o que, na expectativa da Amazon, vai permitir que os entregadores transportem mais pacotes.

O projeto ressalta esforços da Amazon para reduzir custos de entrega por pacote e manter margens de lucro, à medida que enfrenta a crescente concorrência do Walmart, que intensificou competição no comércio eletrônico e reduziu preços.

Walmart está pagando novos incentivos aos entregadores independentes durante a temporada de compras de fim de ano, disse o varejista à Reuters.

O projeto da Amazon, disseram as fontes, pode ser engavetado ou adiado indefinidamente se o dispositivo não funcionar como previsto, ou por motivos financeiros ou outros. As fontes disseram que podem levar anos para serem aperfeiçoados.

"Estamos inovando continuamente para criar uma experiência de entrega ainda mais segura e melhor para os motoristas", disse um porta-voz da Amazon, quando perguntado sobre os óculos para motoristas. "De outra forma, não comentamos sobre nosso roteiro de produtos."

A Amazon vem trabalhando há anos para desenvolver uma rede própria de logística nos Estados Unidos, incluindo sua própria companhia aérea, caminhões de longa distância e grandes armazéns. Com isso, a empresa espera acelerar entregas e reduzir despesas, diminuindo dependência de companhias como UPS e FedEx.

Os custos de remessa da Amazon aumentaram 8% no terceiro trimestre, chegando a 23,5 bilhões de dólares.

ÚLTIMOS 100 METROS

A "última milha" das entregas é cara e complicada, pois exige a navegação pelos bairros, o emprego de mais entregadores e uso de mais combustível. Segundo algumas estimativas, metade do custo da viagem de um produto até a porta do cliente está na última milha.

Agora a Amazon concentrou sua atenção nos "últimos 100 metros". Em outubro, e companhia revelou um scanner que será instalado nos tetos dos veículos de entrega para direcionar os motoristas aos pacotes de cada parada, iluminando-os com um holofote verde, economizando o tempo normalmente gasto na leitura de etiquetas.

Os óculos de entrega em desenvolvimento são baseados nos óculos inteligentes Echo Frames, da Amazon, que permitem aos usuários ouvir áudio e usar comandos de voz da Alexa, a assistente virtual da Amazon, disseram as fontes.

Conhecidos pelo codinome interno Amelia, os óculos de entrega são equipados com uma pequena tela em uma das lentes e podem tirar fotos dos pacotes entregues como prova para os clientes, disseram as fontes. A Amazon lançou em setembro um chatbot não relacionado para vendedores terceirizados que também é conhecido como Amelia.

Mas a tecnologia ainda está em desenvolvimento e a Amazon tem tido problemas para fabricar uma bateria que possa durar um turno completo de oito horas e ainda ser leve o suficiente para ser usada o dia todo, disseram as fontes. Além disso, a coleta de dados completos sobre cada casa, calçada, rua, meio-fio e entrada de garagem pode levar anos, disseram eles.

Os entregadores da Amazon visitam mais de 100 clientes por turno, segundo a companhia. Com o aumento da eficiência, a Amazon poderá cobrar dos motoristas o transporte de mais pacotes e visita a mais casas.

A Amazon pode enfrentar outros obstáculos, incluindo convencer seus milhares de motoristas a usarem os óculos, que podem ser desconfortáveis e distrativos, disseram as fontes, sem mencionar o fato de que alguns motoristas já usam óculos corretivos.

No entanto, grande parte da força de entrega da Amazon é composta por empresas terceirizadas, o que significa que a Amazon pode tornar o uso dos óculos uma exigência contratual, disseram as fontes.

As vendas dos Echo Frames, dispositivos vestíveis da empresa, têm sido decepcionantes. Duas das fontes disseram que a Amazon vendeu menos de 10 mil unidades da geração mais recente do aparelho, lançada no final do ano passado.

A tela embutida em desenvolvimento também está programada para uma futura geração de Echo Frames que poderá ser lançada já no segundo trimestre de 2026, disseram duas das  fontes.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

REUTERS AAJ

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