Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amazon lança chip quântico para reduzir em anos tempo de desenvolvimento de computador

27 fev 2025 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Amazon Web Services apresentou nesta quinta-feira um chip de computação quântica com uma nova tecnologia que a empresa espera reduzir em até cinco anos seu esforço para construir um computador quântico comercialmente útil.

O chip, chamado Ocelot, é um protótipo que tem apenas uma pequena fração do poder de computação necessário para criar uma máquina útil. Mas a AWS, que é a unidade de computação em nuvem da Amazon.com, acredita que finalmente encontrou uma tecnologia que pode ser transformada em uma máquina funcional, embora ainda não tenha definido uma data para chegar a esse ponto.

O anúncio da AWS, que coincide com a publicação de um artigo revisado por pares na revista científica Nature, ocorre em um momento em que a computação quântica está varrendo o mundo da tecnologia, com o Google, da Alphabet, a Microsoft e a startup PsiQuantum anunciando avanços nos últimos meses.

Os computadores quânticos prometem realizar cálculos que levariam milhões de anos para os computadores convencionais e poderiam ajudar os cientistas a desenvolver novos materiais, como baterias e novos medicamentos. No entanto, um componente fundamental dos computadores quânticos, chamado qubit, é rápido, porém delicado e propenso a erros.

Na década de 1990, os cientistas estabeleceram que alguns dos qubits de um computador quântico poderiam ser dedicados à correção desses erros e, desde então, os anos têm sido dedicados à busca de maneiras de construir qubits físicos de modo que sobrem qubits "lógicos" suficientes para realizar um trabalho de computação útil.

O entendimento padrão do setor é que um chip precisará de cerca de um milhão de qubits físicos para produzir um número útil de qubits lógicos.

Mas a AWS disse que construiu um protótipo de chip que usa apenas nove qubits físicos para produzir um qubit lógico funcional, graças ao uso do que é conhecido como qubit "gato".

Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS, disse que a abordagem da AWS poderia um dia produzir computadores úteis com apenas 100.000 qubits em vez de um milhão.

"Ela deve nos permitir fornecer um número cinco a dez vezes menor de qubits físicos para implementar a correção de erros em uma máquina totalmente dimensionada. Portanto, esse é o benefício real", declarou Painter à Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade