Amazon Q: conheça o chatbot de inteligência artificial lançado pela empresa
Nova ferramenta foi anunciada pelo CEO da AWS, Adam Selipsky, na AWS re:Invent, nesta terça-feira (28)
Empresas podem fazer perguntas específicas para o chatbot de inteligência artificial lançado pela Amazon AWS — divisão de nuvem da empresa — chamado Amazon Q.
A nova ferramenta foi anunciada pelo CEO da AWS, Adam Selipsky, na AWS re:Invent, nesta terça-feira (28). Segundo a empresa, o Amazon Q atua como um assistente de IA onde os usuários podem fazer perguntas sobre seus negócios usando seus dados.
Ou seja, os funcionários podem consultar o Amazon Q sobre as diretrizes mais recentes da empresa, como para uso de logotipo ou entender o código de outro engenheiro para manter um aplicativo. O objetivo é de que o bot traga a informação de forma rápida, sem a necessidade de examinar dezenas de documentos.
Os usuários podem acessar o Amazon Q por meio do AWS Management Console ou de páginas de documentação de empresas individuais, ambientes de desenvolvedores como Slack e outros aplicativos de terceiros.
No anúncio, Selipsky comentou que as perguntas feitas no Amazon Q “não serão usadas para treinar nenhum modelo básico”.
Segundo a AWS, não há planos de lançar essa ferramenta para o consumidor comum. A empresa afirmou ainda que o Amazon Q foi treinado com 17 anos de conhecimento da AWS e pode ser usado para fazer perguntas específicas.
Atualmente, o Amazon Q está disponível apenas para usuários do Amazon Connect, serviço da AWS para contact centers.
Eventualmente, ele estará disponível em outros serviços como o Amazon Supply Chain, que ajuda os clientes a rastrear o gerenciamento da cadeia de suprimentos, e o Amazon QuickSight, sua plataforma de inteligência de negócios.
Para ter acesso ao serviço de inteligência artificial, o preço começa em US$ 40 (cerca de R$ 120) por agente por mês. Conforme o site Connect da AWS, os usuários podem experimentar o Amazon Q no Connect “gratuitamente até 1º de março de 2024”.
Outras empresas já lançaram produtos semelhantes. O Copilot, da Microsoft, faz algo parecido para os usuários do Windows; o Dash, do Dropbox, permite que as pessoas consultem seus documentos armazenados e a Notion anunciou um recurso de pesquisa de notas com tecnologia de IA este mês.