Amazon terá aprovação incondicional da UE para compra da iRobot, dizem fontes
A Amazon está prestes a obter aprovação incondicional de órgãos de defesa da concorrência da União Europeia para a compra da fabricante de robôs aspiradores de pó iRobot por 1,4 bilhão de dólares, informaram três fontes nesta quinta-feira.
Autoridades antitruste ao redor do mundo intensificaram fiscalização sobre as grandes empresas de tecnologia que adquirem concorrentes menores, preocupadas com a acumulação de grandes volumes de dados por algumas companhias e com os grandes nomes aproveitando posição dominante para ingressarem em novos mercados.
A Comissão Europeia, que atua como a autoridade de fiscalização de concorrência da UE, alertou a Amazon em julho que o acordo poderia reduzir a concorrência e reforçar a posição dominante da empresa norte-americana.
A Comissão, que deve decidir sobre o acordo até 14 de fevereiro, se recusou a comentar. A Amazon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O acordo anunciado em agosto adiciona o robô aspirador Roomba, da iRobot, ao portfólio de dispositivos inteligentes da Amazon, formado ainda por assistentes de voz, termostatos, dispositivos de segurança e telas para paredes.
A agência antitruste do Reino Unido aprovou o acordo incondicionalmente após uma revisão preliminar.