Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

AMD mostra protótipo de Ryzen 9 5950X3D com 128 MB de cache 3D

Ao Gamers Nexus, a AMD mostrou chips de teste da linha Ryzen 5000 com 3D V-Cache e até 16 núcleos, revelando ainda como o projeto nasceu por "acidente"

19 jun 2023 - 15h40
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Em entrevista ao canal do YouTube Gamers Nexus, a AMD confirmou que chegou a trabalhar em protótipos de processadores Ryzen 5000 com 3D V-Cache e até 16 núcleos. As soluções chamam atenção porque, na época da estreia da tecnologia, apenas o modelo octa-core chegou às lojas, o que levou usuários a se questionarem se eventualmente veríamos soluções com maior contagem de núcleos. A gigante revelou ainda que o uso do cache empilhado na família Ryzen foi "um acidente", já que o recurso seria originalmente exclusivo de data centers.

Quando anunciou o Ryzen 7 5800X3D em março de 2022, a AMD provou que um número significativo de jogos se beneficia mais de cache adicional no processador do que apenas frequências mais altas e maior quantidade de núcleos. Utilizando uma tecnologia avançada de fabricação, que literalmente empilha cache sobre a CPU, a companhia levou o cache L3 do Ryzen 7 5800X de 32 MB para 96 MB, fazendo a nova solução entregar desempenho acima do Intel Core i9 12900K, melhor chip para games da época, em determinados títulos.

Foto: Benjamin Lehman/Unsplash / Canaltech

Curiosamente, a gigante nem sempre pensou em disponibilizar seu 3D V-Cache para o público gamer — a ideia original era turbinar as capacidades da família EPYC, linha focada em servidores. A chegada do recurso à linha Ryzen aconteceu "por acidente", como confirmaram os engenheiros da AMD Amit Mehra e Bill Alverson. Durante a fase de fabricação inicial, sete chiplets com cache empilhado foram deixados de lado, não podendo ser usados em uma CPU EPYC, considerando que cada uma delas exige oito chiplets.

O time de desenvolvimento decidiu fazer experimentos com essa sobra de chiplets, criando processadores Ryzen com diferentes quantidades de núcleos e iniciando as pesquisas em torno da memória adicional para o público gamer. Os resultados extremamente positivos levaram então a equipe a trabalhar no que veio a se tornar o Ryzen 7 5800X3D. A dupla discute ainda um pouco da jornada da arquitetura Zen e da família Ryzen como um todo, destacando as dificuldades que a companhia enfrentou para torná-los realidade.

Mais interessante é que os especialistas mostraram ao canal dois protótipos de Ryzen 9 com 12 e 16 núcleos somados ao cache empilhado, confirmando o total de 192 MB de cache no Windows. Ambas as soluções são completamente funcionais e conseguem rodar testes como o benchmark do AIDA64, por exemplo, o que torna mais curiosa a decisão da fabricante de limitar a série Ryzen 5000X3D ao 5800X3D. Nem Amit, tampouco Bill revelam os motivos por trás da decisão.

O fato é que o time vermelho se redimiu neste ano com o anúncio do Ryzen 9 7900X3D e 7950X3D, turbinados pela arquitetura mais moderna e eficiente dos núcleos Zen 4. Esses modelos não trazem benefícios tão marcantes para games como o 7800X3D e até o 5800X3D, mas são opções atraentes para profissionais que se beneficiam do cache adicional e da maior contagem de núcleos, e que também gostam de jogar no tempo livre.

Os ganhos mais modestos são resultado da separação dos núcleos em dois chiplets — como o cache e parte dos núcleos estão separados, há uma penalidade sempre que for preciso buscar informações no cache que estiver mais longe, o que pode acabar anulando as vantagens da memória adicional. É possível que essa perda fosse maior na família Ryzen 5000, o que deve ter levado ao cancelamento do Ryzen 9 5900X3D e 5950X3D.

Seja como for, modelos com cache 3D e até 16 núcleos foram lançados, e as perspectivas com os avanços das arquiteturas da AMD são bastante positivas, com forte possibilidade de vermos perdas cada vez menos significativas em situações como as citadas.

Fonte: Gamers Nexus, via Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade