Analógico e divertido: Canva revela tendências de design para 2025
Relatório mais recente de tendências da empresa de software de design antecipa os elementos visuais e estéticos
Apesar de não termos certeza sobre as tendências de design para 2025, se os dados dos usuários do Canva forem utilizados como referência, o ano poderá ter um crescimento no design dinâmico e divertido, que combina elementos tecnológicos avançados com os tradicionais tratamentos de design analógico.
Levando em conta a abrangência da plataforma - com mais de 170 milhões de usuários que vão desde não designers até grandes empresas - as informações de pesquisa do Canva proporcionam uma perspectiva de como as tendências de design ganham popularidade.
Movimento e animação
O formato do design é a tendência com o maior crescimento de buscas ano após ano. Isso caracterizaria "movimento", com um crescimento impressionante de 109%. Igualmente, "animação" cresceu 78%. O Canva denomina essa tendência como "futuro em movimento" e afirma que ela pode ser tão básica quanto um gradiente de movimento delicado, mas também abrange tipografia e gráficos de movimento mais sofisticados.
Como a maioria dos consumidores atualmente visualiza seus ativos em telas, não é surpreendente que os usuários estejam buscando formas de destacar seus designs nesse cenário. O movimento é um método para alcançar isso.
Existe também uma busca por design alegre, segundo o relatório. As pesquisas por "bobo" cresceram 92%, e o relatório de tendências do Canva está incentivando gráficos alegres, divertidos e saudosistas.
As pesquisas por "engraçado" cresceram 36% e "humor" 27%, indicando um anseio por um certo grau de diversão nos ativos visuais.
Segundo o relatório, elementos de design com um caráter humano também estão em ascensão. Isso ocorre em um período em que a inteligência artificial também está em crescimento: a plataforma Canva afirma que suas ferramentas de IA foram utilizadas mais de 10 bilhões de vezes, apesar de muitos designers profissionais ainda estarem se familiarizando com a tecnologia.
A empresa atribui o aumento da popularidade desses componentes de design com toque humano à necessidade dos consumidores se acostumarem com a IA.
Considerando que muitos usuários estão em busca de design futurista, com buscas por "vanguarda" crescendo 71%, seguidas por "cibernético" com aumento de 32% e "tecno" com aumento de 30%, eles também propõem uma era híbrida onde elementos de design populares destacam — e ocasionalmente mesclam — humanos e robôs.