Anatel anuncia sinal 5G em outras 78 cidades; confira
Previsão da agência é que até o fim do semestre outras 1610 cidades sejam liberadas para ativar o sinal
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, responsável pela implementação do 5G no Brasil, antecipou o acesso à tecnologia em mais 78 municípios de pequeno e médio porte. Os operadores de telefonia podem fazer a solicitação a partir desta quarta-feira (25).
A decisão foi tomada pelo GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), na terça-feira (24), e as operadoras agora podem solicitar à agência o licenciamento e ativação de estações de 5G nesses municípios.
Até agora, 140 municípios estavam liberados para utilização da faixa 3.5 GHz que opera o 5G standalone e com isso, 38,5% da população tem potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras. No final do semestre, é esperado que sejam liberadas até 1610 cidades para implementação da nova rede móvel.
A rede 5G permite a interconexão de equipamentos e dispositivos, além de possibilitar o acesso a produtos e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT). É a sucessora planejada das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos aparelhos atuais.
Segundo a Anatel, é importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Uma vez solicitadas e aprovadas, as antenas serão ligadas e o sinal poderá ser oferecido pelas operadoras aos seus clientes. Municípios de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia devem ser beneficiados.