Anatel apreende Flipper Zero, aparelho polêmico e sucesso na web
Agência diz que produto para testes de penetração em redes de internet sem fios pode facilitar crime ou contravenção
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu uma carga do aparelho portátil Flipper Zero por não ter homologação na agência. Sucesso no TikTok, ele é usado para testes de acesso a redes de internet sem fios.
A Anatel informou à imprensa que o aparelho emissor de radiofrequência pode ser usado para “fins ilícitos, ou facilitar um crime ou contravenção”. Por essa razão, não poderá ser comercializado oficialmente em território brasileiro.
Byte entrou em contato com a Anatel para mais esclarecimentos, mas não obteve retorno até o fechamento desta notícia.
Em seu site oficial, o produto é descrito como uma multiferramenta em um formato de brinquedo para pentesters (pessoas que fazem testes de invasão) e geeks.
"Ele adora hackear coisas digitais, como protocolos de rádio, sistemas de controle de acesso, hardware e muito mais", diz a apresentação do produto. "É totalmente de código aberto e personalizável, para que você possa usá-lo da maneira que desejar."
O Flipper Zero custa US$ 200 nos EUA — no Brasil, as ofertas mais baratas saem por volta de R$ 1.700. Ele foi desenvolvido por Alex Kulagin e Pavel Zhovner, que colocaram o projeto no Kickstarter em 2019. De lá para cá, mais de 150 mil aparelhos foram vendidos.
No TikTok, diversos vídeos mostram utilidades e truques para o aparelho. Em um deles, o usuário recebe apenas um cartão para destrancar a porta de seu condomínio. Ele usa o Flipper Zero para copiar o código e "colar" em chaveiros RFID comprados na Amazon.