Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anatel lança mapa de redes privativas e 5G do Brasil

Novo mapa da Anatel detalha as redes móveis privativas, usadas por empresas; agência também disponibilizou mapa de 5G para usuários

22 set 2023 - 19h08
(atualizado em 23/9/2023 às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Telecomunicações lançou nesta semana um mapa completo com informações sobre as redes privativas — estabelecidas e utilizadas por empresas — instaladas no Brasil. O painel oferece dados completos sobre cada uma, incluindo aspectos como a região coberta e as faixas de frequência adotadas, e chega poucos dias depois do órgão ter disponibilizado um mapa destinado a registrar os municípios que já possuem acesso a redes 5G no país.

Foto: Divulgação/Anatel / Canaltech

Disponível no site da Anatel, a novidade lista detalhadamente os principais aspectos de cada rede privativa, incluindo o documento de identificação do responsável, o nome da empresa que está prestando o serviço, as frequências e a largura de cada banda utilizada, bem como o nome do município onde a solução está instalada. Ao clicar em um registro, o visitante pode ainda ver a demarcação da área de atuação da rede.

O novo mapa de redes privativas da Anatel detalha as frequências, prestadores de serviços, locais e outros detalhes (Imagem: Reprodução/Anatel)
O novo mapa de redes privativas da Anatel detalha as frequências, prestadores de serviços, locais e outros detalhes (Imagem: Reprodução/Anatel)
Foto: Canaltech

Conforme define o órgão em seu portal, redes privativas "são redes de telecomunicação destinadas à implementação de soluções específicas, para uso próprio ou de determinado grupo de usuários", sendo normalmente estabelecidas por companhias que precisam ter conexão sem fio de alta velocidade sem interferências, e que precisam manter seus dados em sigilo. São exemplos de empresas com redes privativas fabricantes com alto grau de automação ou mesmo ligadas à área de telecomunicações.

Apesar do nome curioso, e de normalmente empregarem especificações mais robustas e personalizadas, essas soluções adotam as mesmas tecnologias de redes móveis e comunicação sem fio usadas pelas operadoras de telefonia e alguns dispositivos wireless — motivo que revela a importância do mapa, que facilita o estabelecimento de novas redes evitando eventuais interferências.

Anatel possui mapa de 5G para usuários

Outra novidade recente da agência de telecomunicações, mais pensada para o público em geral, é o mapa de cobertura das redes 5G no Brasil. Lançado no início do mês, o cadastro é mais superficial e registra apenas se há ou não disponibilidade da tecnologia de quinta geração no município pesquisado. Apesar disso, todas as regiões do país podem ser consultadas, e há detalhes sobre gerações anteriores das redes móveis, incluindo 3G e 2G.

Lançado no início do mês, o mapa nacional de redes móveis exibe a cobertura em todos os municípios brasileiros, e engloba o 5G e gerações anteriores (Imagem: Reprodução/Anatel)
Lançado no início do mês, o mapa nacional de redes móveis exibe a cobertura em todos os municípios brasileiros, e engloba o 5G e gerações anteriores (Imagem: Reprodução/Anatel)
Foto: Canaltech

O site também fornece gráficos completos sobre a implementação e as tecnologias oferecidas por cada uma das grandes operadoras presentes por aqui, bem como a evolução da instalação das redes ao longo dos anos com números de evolução mensal, sendo uma fonte interessante para estabelecermos um raio x das telecomunicações em território nacional.

Fonte: Tele.Síntese (1, 2)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade