Anatel quer identificar golpes feitos por ligação; entenda como funciona
Prática conhecida como "golpe 0800" registrou mais de 4 mil ocorrências por hora no último ano
A Anatel está desenvolvendo a ferramenta 'Origem Verificada' para identificar a origem de chamadas desconhecidas e combater o golpe 0800.
Já recebeu uma ligação de alguém se passando por um atendente de uma empresa conhecida? Esta é uma prática conhecida como "golpe 0800", que registrou mais de 4 mil ocorrências por hora no último ano. Nesse esquema, golpistas fingem ser funcionários de um banco e solicitam dados financeiros para realizar fraudes.
Para combater essas práticas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está desenvolvendo uma nova ferramenta chamada "Origem Verificada", que permitirá a identificação da origem de chamadas desconhecidas, oferecendo maior segurança aos consumidores.
O "Origem Verificada" funcionará com base em um banco de dados que reunirá as informações de contato de diversas empresas. Dessa forma, quando uma empresa cadastrada fizer uma ligação, o sistema identificará e exibirá a origem da chamada.
Segundo a Conexis, associação que representa operadoras como Vivo, Claro, TIM, Algar Telecom, Oi e Sercomtel, as empresas interessadas, como bancos, poderão contratar o serviço diretamente com as operadoras para garantir que suas chamadas sejam identificadas corretamente. Embora o custo para as empresas não tenha sido divulgado, a Conexis garantiu que não haverá cobrança para os consumidores.
O objetivo da Anatel é reforçar a segurança contra fraudes que utilizam números falsos e fornecer informações que ajudem os consumidores a decidirem se devem ou não atender a uma ligação, reduzindo, assim, o número de chamadas indesejadas. A novidade está prevista para ser oficialmente lançada em outubro.