Android XR: A realidade expandida ao infinito
O Google revelou o Android XR, um sistema operacional para dispositivos de realidade estendida (XR), com integração de aplicativos e suporte para desenvolvedores.
O Google revelou esses dias o Android XR, um sistema operacional projetado especificamente para dispositivos de realidade estendida (XR). O que é XR? É aquilo que a gente já conhece em Realidade Virtual e Aumentada - só que a caminho do inimaginável, porque impulsionada pela IA.
O Android XR estreará em 2025 em diversos headsets, com uma colaboração muito estreita com o da Samsung Electronics, o Moohan (que significa "infinito").
Qual é a grande proposta de valor, comparando com outros projetos de headsets desenvolvidos pela concorrência? Integração.
O XR será compatível com aplicativos que já fazem parte da vida de todos nós, como YouTube e Google Maps, que serão recriados para ambientes XR. Vai interagir com o Gemini, nos ajudando em tarefas variadas, inclusive profissionais.
E vai transformar um monte de apps Android existentes - potencialmente, com o tempo, todos. Porque terá suporte para desenvolvedores criarem suas próprias soluções, usando as ferramentas com que já estão familiarizados dentro do ecossistema Android.
A Realidade Virtual finalmente está chegando, "powered by" Inteligência Artificial Generativa. 2025 será o marco zero desta nova fase. E quando a gente assiste esse vídeo abaixo, não tem como não pensar: que o Ano Novo chegue o mais rápido possível!
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.