Anel vermelho gigante aparece no céu da Itália; entenda o fenômeno
Luz vermelha em formato de anel piscou por alguns segundos no céu da Itália, deixando alguns residentes intrigados
Uma estranha luz vermelha em formato de anel piscou por alguns segundos no céu de Possagno, na Itália, na noite de 27 de março. O fenômeno foi tão rápido que muitos italianos nem notaram, mas o fotógrafo Valter Binotto conseguiu bater uma foto a tempo.
- Segundo o portal Spaceweather, trara-se de uma “emissão de luz e perturbações de frequência muito baixa devido a fontes de pulso eletromagnético" (ELVE).
- Em outras palavras, o fenômeno ocorre quando pulsos eletromagnéticos (EMPs) emitidos por raios de tempestades atingem a ionosfera terrestre — parte ionizada da atmosfera entre 80 km e 644 km acima do solo.
- Quando os elétrons de dentro do EMP atingem a ionosfera, as partículas carregadas excitam os átomos de nitrogênio que, por sua vez, emitem o brilho avermelhado.
O anel tinha diâmetro de mais de 300 km. Mas a perspectiva da foto faz com que as luzes pareçam menores e mais próximas. Uma representação da extensão do fenômeno ilustra sua grandeza.
Binotto acredita que o ELVE foi produzido por um EMP gerado por uma tempestade perto de Ancona, uma cidade a cerca de 280 km de Possagno. Normalmente, os raios não emitem EMPs porque não carregam corrente suficiente, mas, durante a tempestade, um raio extraordinariamente poderoso — pelo menos 10 vezes mais potente que os descargas comuns — provavelmente gerou a onda de choque.
Normalmente, os ELVEs são visíveis apenas para satélites que orbitam a Terra. Eles foram descobertos nos anos 90, graças às câmeras a bordo dos ônibus espaciais da Nasa. A nova imagem de Binotto é uma das melhores tiradas a partir do solo que se tem registro.
O astronauta Thomas Pesquet registrou um fenômeno similar sobre a Europa em 2021, quando estava à bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), e divulgou uma foto em sua conta oficial no Twitter
🌩A single frame from a timelapse over #Europe, showing a transient luminous event in the upper atmosphere! We have a 🇩🇰-led facility monitoring these events thanks in part to @Astro_Andreas who took the first picture of them from space! ⚡ https://t.co/tfFS3KqYmm #MissionAlpha pic.twitter.com/XqBdJ64pBq
— Thomas Pesquet (@Thom_astro) October 7, 2021
"Um único frame de um timelapse sobre a #Europa, mostrando um evento luminoso transitório na atmosfera superior!", diz. Logo acima do ponto luminoso mais claro, é possível ver pequenos pontos de vermelhidão