Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Animais de estimação têm preferência musical? Ciência traz pistas

Nossos pets não sabem diferenciar gêneros, mas associam a memórias, sejam elas positivas ou negativas

24 ago 2023 - 14h58
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Diferentes gêneros musicais podem desencadear memórias nos bichinhos
Diferentes gêneros musicais podem desencadear memórias nos bichinhos
Foto: Meu Valor Digital

No universo multifacetado das relações entre seres humanos e seus fiéis companheiros de quatro patas, há um elo muitas vezes subestimado e pouco explorado: a afinidade dos pets com diferentes gêneros musicais e sua capacidade única de associá-los a memórias afetivas.

Ao G1, a veterinária Djiane Steidler, de Itapetininga (SP), disse que animais não sabem diferenciar gêneros musicais, mas conseguem associá-los a memórias positivas ou negativas.

A conexão entre gêneros musicais e memórias não é estranha aos seres humanos, que frequentemente associam canções a momentos marcantes de suas vidas. 

Surpreendentemente, essa ligação também se estende aos animais de estimação. Observações detalhadas têm mostrado que determinadas músicas são capazes de acalmar os pets ansiosos durante tempestades, relembrar momentos de brincadeira ou, em alguns casos, até induzir um estado de sono tranquilo.

Funciona assim: enquanto as notas musicais ressoam no ar, os olhares atentos e os comportamentos curiosos de cães, gatos e até mesmo aves, sugerem uma conexão profunda entre os animais de estimação e os sons que preenchem seus espaços.

A escolha de gêneros musicais específicos parece evocar reações distintas nos bichinhos. Tal fenômeno não apenas revela a capacidade auditiva dos pets, mas também os conecta a lembranças profundamente enraizadas.

Em um estudo publicado no ano passado, Deborah Wells, da Queen’s University in Belfast, Irlanda do Norte, descobriu que os cães pareciam menos agitados depois de ouvir seleções de música clássica. 

A respiração deles ficou mais lenta e eles eram menos propensos a andar de um lado para o outro ou permanecer em pé. A música heavy metal teve o efeito oposto, enquanto a música pop fez pouca diferença.

Por isso, muitos tratamentos para cães e gatos ansiosos envolvem a musicoterapia, para promover o bem-estar emocional e físico dos animais de estimação.

Esse tipo de terapia utiliza cuidadosamente selecionados gêneros musicais e ritmos para acalmar a ansiedade, aliviar o estresse e até mesmo auxiliar na recuperação de problemas de saúde. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade