PUBLICIDADE

Antstream é a nostalgia de jogos retrô, aliada ao futuro do streaming

Plataforma de jogos retrô Antstream entrega uma variedade de títulos através da internet, mas com um preço um pouco salgado em sua assinatura

26 jun 2024 - 21h15
(atualizado em 27/6/2024 às 01h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Streaming de jogos parecia algo inacreditável até há alguns anos atrás, mas serviços como o Xbox Cloud Gaming mostram que isso já é uma realidade. Jogar games pela nuvem vem se tornando viável, com novas plataformas surgindo, atendendo diferentes públicos, como é o caso da Antstream.

Foto: Divulgação/Antstream / Canaltech
Antstream Arcade é uma plataforma de streaming de jogos retrô (Imagem: Divulgação/Antstream)
Antstream Arcade é uma plataforma de streaming de jogos retrô (Imagem: Divulgação/Antstream)
Foto: Canaltech

A Antstream Arcade é uma plataforma lançada nos Estados Unidos em 2018 que utiliza processamento na nuvem para oferecer mais de 1.300 jogos para seus assinantes. Disponível para PC, Mac, Linux, Android e Xbox, o serviço mira em jogos retrô, de consoles como Atari, Amiga, Game Boy, Mega Drive, Super Nintendo, DOS, MSX e PS1.

Mas, será que esses jogos valem a pena? E tão importante quanto isso, o Antstream Arcade funciona bem no Brasil? Essas são perguntas que você terá a resposta a seguir.

A plataforma 

A interface do Antstream Arcade é bastante colorida e intuitiva, sendo possível saber logo de cara o que jogar, os gêneros dos games e a variedade incrível de títulos disponíveis. O serviço conta com sistema de achievements para seus jogos e traz compatibilidade de controles para teclado e mouse ou joysticks.

Em testes, foi possível navegar pelo serviço pelo programa oferecido no site oficial, nos sistemas operacionais Windows 10, Linux (Pop OS) e MacOS. Em todos, a experiência de uso foi bastante satisfatória, sem apresentar qualquer tipo de problema de compatibilidade ou de usabilidade.

Antstream Arcade funciona muito bem em SO como Windows, Linux e MacOS, além de Android e Xbox (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
Antstream Arcade funciona muito bem em SO como Windows, Linux e MacOS, além de Android e Xbox (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
Foto: Canaltech

Na versão de Windows, inicialmente, nota-se que a dimensão da janela estava um pouco grande demais para a resolução Full HD da máquina, mas nada atrapalhasse a experiência. 

Por se tratar de uma plataforma de streaming para jogos antigos, a interface do Antstream Arcade remonta um pouco os visuais encontrados em manuais e revistas das décadas de 80 e 90, o que pode agradar bastante os nostálgicos.

Os jogos

Testar mais de 1.300 jogos é uma tarefa quase impossível, mas é possível encontrar alguns bons títulos para curtir dentro do catálogo do Antstream Arcade. O serviço conta com vários jogos independentes e que despertam a nostalgia em qualquer jogador, mas surpreende o fato de ter encontrado games antigos que tiveram achievements e desafios para você completar, deixando a experiência ainda mais interessante.

Jogos de luta não apresentam delay no Antstream Arcade (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
Jogos de luta não apresentam delay no Antstream Arcade (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
Foto: Canaltech

Encontrar títulos como Metal Slug, Fatal Fury e Top Gear, que no serviço recebe seu título internacional Top Racer, também surpreendeu. Até mesmo games como Indiana Jones and the Fate of Atlantis estão disponível, o que anima bastante quem curte poder jogar novamente esse clássico.

A experiência

Só que tudo isso poderia ir água abaixo se o Antstream Arcade não funcionasse bem. Com uma internet com fio, foi possível ter uma experiência de jogo bastante satisfatória, com comandos que respondem sem sentir qualquer tipo de atraso, e transmissão de imagem bastante clara.

O caos de Top Racer é aceitável em streaming (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
O caos de Top Racer é aceitável em streaming (Imagem: Captura de tela/Canaltech/André Mello)
Foto: Canaltech

Em testes de jogos como Top RacerMetal Slug, em que existia a chance de tudo ficar caótico, foi possível jogar sem qualquer engasgo no streaming. Já em conexões sem fio, como esperado, existe uma queda na qualidade de vídeo, ainda que em boa parte do tempo, tudo ainda seja bastante "jogável".

O fato de o catálogo estar cheio de jogos com tamanhos relativamente pequenos ajuda bastante, já que não demanda tanta banda de internet para conseguir entregar uma experiência satisfatória. Mesmo usando controles sem fio (usamos nos testes um joystick do Xbox One e um 8BitDo N30 Pro), tudo correu como esperado.

Preços

Disponível para PC e Xbox, o Antstream Arcade conta com uma assinatura anual de R$ 149,95, com a promessa de novos jogos adicionados mensalmente ao serviço.

Os jogadores também terão a possibilidade de adquirir uma assinatura vitalícia, de R$ 402,45, em que há a promessa de ficar com a conta ativa enquanto o serviço estiver no ar.

No computador e no Android, existe um plano gratuito com anúncios, em que é possível experimentar a plataforma sem custo, mas com interrupções de publicidade.

Conclusão

No geral, o Antstream Arcade é uma plataforma bastante interessante e que funciona muito bem em território brasileiro. Não é necessário ter uma internet muito rápida para ter uma boa experiência, o que é excelente para quem depende de velocidades reduzidas.

O preço de sua assinatura pode ser salgado, mas a disponibilidade de um plano vitalício ou com anúncios também ajuda bastante o público que quer testar ou simplesmente não se incomodar com pagamentos recorrentes. 

O catálogo é extenso, mas é preciso garimpar bastante para encontrar o que você quer jogar. Esse é o ponto principal: vários jogos clássicos não estão disponíveis no Antstream por conta de licenças, então é importante verificar se os títulos atendem o seu desejo nostálgico para valer a pena.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade