Apagão cibernético afeta desempenho de hospitais e marcação de consultas
De acordo com especialistas ouvidos pelo Byte, ainda é difícil mencionar quantas pessoas e instituições foram afetadas
O apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira (19) — que afetou diversos serviços como aviação, bancos e serviços de emergência — está prejudicando os sistemas de hospitais e marcação de consultas.
No Brasil e no mundo, pacientes e médicos já sofrem com dificuldade para agendar consultas e cirurgias, além de limitação ao acesso do protocolo de cada paciente.
No período da manhã, até aproximadamente 7h30, o sistema do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor) ficou sem funcionar. Segundo funcionários do hospital, que preferiram não se identificar, todos os computadores foram afetados.
Segundo reportagem do Guardian, há relatos de impacto no Reino Unido, na Alemanha e em Israel. Na Alemanha, dois hospitais nas cidades de Lübeck e Kiel cancelaram cirurgias eletivas marcadas para esta sexta-feira.
O Ministério da Saúde de Israel informou que a interrupção afetou alguns hospitais do país, como o Shaare Zedek em Jerusalém, Laniado em Netanya, Barzilai em Ashkelon, Wolfson em Holon, além do provedor de serviços de saúde Meuhedet, reportou o The Times of Israel.
O National Health Service (NHS) disse em comunicado que "tem medidas de longa data para gerenciar a interrupção, incluindo o uso de registros de pacientes em papel e prescrições manuscritas, além dos sistemas telefônicos habituais para entrar em contato com seu médico".
"Centenas de milhares de afetados"
De acordo com especialistas ouvidos pelo Byte, ainda é difícil mencionar quantas pessoas e instituições foram afetadas. E, principalmente, qual será o tempo necessário para reparar esta pane.
"Com base em relatos da mídia, o número de empresas e dispositivos afetados podem exceder a casa das centenas ou milhares. Nesta fase, é difícil estimar quanto tempo levará para resolver o problema, pois a dificuldade reside no fato de que quando esse tipo de problema ocorre, cada dispositivo (computador, laptop ou servidor) deve ser reinicializado manualmente em modo de segurança", disse Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.