Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aparelho identifica saúde das plantas por meio da luz que elas emitem

Pesquisadores da Universidade de York desenvolveram um produto portátil que é capaz de medir as luzes mais fracas emitidas pelas plantas

9 dez 2022 - 11h31
(atualizado em 14/12/2022 às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Aparelho portátil detecta o brilho emitido pelas plantas para medir a saúde
Aparelho portátil detecta o brilho emitido pelas plantas para medir a saúde
Foto: Pexels / Pixabay

Um novo jeito de acompanhar a saúde das plantas foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de York (Reino Unido), que criaram um aparelho capaz de medir uma luz vermelha quase impossível de ver a olho nu. O estudo descrevendo o experimento foi publicado na revista MDPI

Pode até parecer coisa de filme, mas as plantas saudáveis brilham e essa fluorescência atrasada vem da luz absorvida do sol, relacionada à atividade de fotossíntese e à saúde. Essa luz é emitida depois da absorção de um flash de luz. 

Segundo Ozzy Mermut, professor de biofísica da Faculdade de Ciências de York, é possível dizer o quão vigorosa é a espécie pela robustez da luz vermelha que emite. “Quanto mais fraca fica a luz, menos saudável é a planta", diz. 

Para ele, nem sempre podemos dizer a saúde da planta apenas olhando para ela. Normalmente, ela parecerá verde e saudável até que um teste seja realizado.

Aparelho portátil conta as partículas de luz emitidas pelas plantas após um flash de luz para avaliar a saúde delas
Aparelho portátil conta as partículas de luz emitidas pelas plantas após um flash de luz para avaliar a saúde delas
Foto: Universidade de York

Verificando a saúde das plantas

E por esse motivo os pesquisadores desenvolveram um biossensor altamente sensível e portátil que pode capturar a emissão de luz de baixa intensidade das plantas.

A ferramenta é um aparelho de contagem de fótons de fluorescência baixa habilitado para SiPM (fotomultiplicador de silício de estado sólido) integrado de um LED simples, que pode ser implantado remotamente com facilidade.

De acordo com os pesquisadores, o produto ajuda a medir a saúde e a sustentabilidade das plantas, especialmente aquelas estressadas por emissões de CO2 (dióxido de carbono), gases de efeito estufa e eventos climáticos extremos, além de avaliar os impactos da industrialização. 

Uma vantagem é que ele não precisa ser usado somente em um laboratório. Como é do tamanho de uma maleta, pode ser facilmente transportado de um local para outro, seja em plantações em ou mesmo terras protegidas, até mesmo nas florestas tropicais do Brasil.

Os resultados desse aparelho podem apontar a reação das plantas sob várias condições ambientais, incluindo seca, calor e estresse por choque frio ou após inundações.

"Ele faz isso de uma maneira nova e poderosa que nos permite estudar esse fenômeno de emissão de plantas diretamente em campo. É tão sensível que pode contar fótons individuais, partículas de luz, emitidas pelas plantas", escreveram em um comunicado.

Assista à demonstração: 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade