Após Cometa do Diabo, céu desta terça-feira será iluminado por Lua Cheia Rosa
Previsão é que a Lua surja no horizonte por volta das 17h32, pelo horário de Brasília, e poderá ser observada a olho nu por toda a noite
Nesta terça-feira (23), todo o Brasil poderá admirar a Lua Cheia Rosa, visível a olho nu. Ela surgirá no horizonte por volta das 17h32 (horário de Brasília) na constelação de Virgem e vai ter maior parte da noite para deslumbrar o céu. Infelizmente, seu nome criado por causa da associação a uma flor silvestre de não representará a cor.
Além do Cometa do Diabo, mais um fenômeno astronômico poderá ser observado no céu esta semana: a Lua cheia rosa. O satélite natural estará visível no céu de todo o Brasil na noite desta terça-feira (23).
Para observar a lua cheia, porém, não será necessário o uso de nenhum aparato como binóculos ou telescópios (necessários para visualizar o Cometa do Diabo). A lua poderá ser apreciada a olho nu e sua visibilidade dependerá da condição climática na sua região — com mais ou menos nuvens no céu.
Fique atento ao horário: a previsão é que a Lua surja no horizonte por volta das 17h32, pelo horário de Brasília.
A boa notícia é que as condições do céu vão facilitar essa observação. Isso porque a lua estará na constelação de Virgem e terá a maior parte da noite para desfrutar sozinha do céu enquanto os planetas estão situados do outro lado da Terra.
Apesar do nome lua rosa, a coloração da lua não terá este tom, infelizmente. Na verdade, a Lua Cheia de abril ocorria no início da primavera no Hemisfério Norte, período comum do florescimento de uma flor silvestre nativa do leste desta região: a Phlox subulata, comumente chamada de flox rastejante ou flox musgo, assim como "rosa musgo".
Por causa dessa associação sazonal, esta Lua cheia passou a ser chamada de Lua Rosa pelos nativos da América do Norte.