PUBLICIDADE

Após iPhone e Apple Watch em queda, AirPods agora perdem espaço na China

Vendas de AirPods mostraram crescimento tímido na China, e Apple perde espaço para marcas como Xiaomi e Huawei

27 jun 2024 - 18h33
(atualizado às 23h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple tem obtido taxas de crescimento na venda dos AirPods mais baixas que rivais como Xiaomi e Huawei na China. De acordo com novos dados agregados pela Canalys, a Maçã teve 2 milhões de produtos enviados aos lojistas no segmento de fones de ouvido, durante o primeiro trimestre de 2024. Trata-se de um crescimento tímido de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Foto: Screen Post/Unsplash / Canaltech

Para referência, a Xiaomi chegou a 3 milhões de fones remetidos (crescimento de 76,2%), enquanto a Huawei registrou 2,6 milhões (crescimento de 55,5%). 

Os resultados podem ser associados ao que foi visto recentemente no mercado de smartphones, em que a Apple viu sua fatia de mercado cair, perdendo espaço também para as empresas chinesas. A maca norte-americana precisou cortar preços dos iPhones para recuperar as vendas na China, e o Apple Watch também não vai bem por lá.

Afinal, atualmente existe um grande esforço de integração das marcas com seus próprios ecossistemas. Isso se torna mais evidente no caso da Apple, já que alguns recursos dos AirPods só funcionam corretamente quando ele está pareado com iPhone, iPad ou dispositivos Mac. 

Xiaomi lidera venda de fones na China, e Apple vê crescimento tímido (Imagem: Divulgação/Canalys)
Xiaomi lidera venda de fones na China, e Apple vê crescimento tímido (Imagem: Divulgação/Canalys)
Foto: Canaltech

O pareamento instantâneo, que um dia esteve entre os principais atrativos dos AirPods, já é replicado de forma eficiente com soluções como o Google Fast Pair.

Outro motivo que explica o crescimento das rivais é o preço mais baixo de seus fones de ouvido, já que os AirPods são considerados caros. Os dados agregados indicam que a Apple se posiciona em um mercado mais premium, enquanto Huawei e Xiaomi se encontram em um patamar mais popular. 

Essa característica se reflete em outro aspecto demonstrado pela Canalys: a proporção de fones com cancelamento ativo de ruído (ANC), um recurso que costuma aparecer apenas nos modelos avançados. 

AirPods perderam espaço na China (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
AirPods perderam espaço na China (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

É demonstrado que 76% dos fones vendidos pela Apple possuem o ANC na sua lista de especificações. Essa proporção cai para apenas 29% no caso da Xiaomi, e 43% para a Huawei. 

No total, o mercado de fones de ouvido na China cresceu em 21,3%, com um total de 19,5 milhões de unidades remetidas. 

Fonte: Weibo

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade