Após morte de Silvio Santos, Maisa é vítima de deepfake com IA; vídeo de apresentadora chorando é falso. Entenda polêmica!
Andava circulando por aí, nas mídias sociais, um suposto vídeo de Maisa chorando pelo falecimento de Silvio Santos. Ele é fake! Vem entender detalhes da treta!
Um vídeo da atriz e apresentadora Maísa - a mais nova vilã da Rede Globo -, lamentando o falecimento de Silvio Santos, um dos maiores ícones da TV brasileira, estava rondando o TikTok: ela é vista chorando, e com falas robotizadas. O texto é o mesmo que a estrela postou no seu Instagram.
Maisa, que fez várias homenagens para o seu querido patrão do SBT, nas suas redes sociais, e chegou até a gravar programas em comemoração ao aniversário de Silvio Santos, foi a bola da vez para os vídeos de deepfake com o uso da inteligência artificial.
Nele, é possível observar que essa técnica permitiu usar um vídeo qualquer, que tinha como planos de fundo algumas fotos da própria Maisa e doSenor Abravanel, inserindo o rosto dela ao centro, neste caso, para criar uma interface de realismo, com a ajuda da inteligência artificial (IA).
A fala de Maisa, durante todo o vídeo, cita as palavras que ela disse em homenagem ao Silvio, nas suas redes sociais, no dia que ele veio à óbito. Ela começa o texto, inclusive, se referindo que nunca imaginou tê-lo como seu patrão:
"Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da história da nação, seria meu patrão. Muito menos que ele teria um coração corintiano... e que seria o SILVIO SANTOS.", disse em seu Instagram.
Ao final do vídeo, sua voz fica até robotizada, com picotes, dando indícios de que se tratava de um fake! Inclusive, parece até que o vídeo foi retirado ...
Matérias relacionadas
Morte de Silvio Santos: sob forte emoção, filhas do apresentador agradecem apoio após enterro do pai