O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram Messenger ganhou 4,95 milhões de novos usuários neste domingo, 23, segundo o Twitter oficial da empresa. A chegada repentina de tantas pessoas aconteceu depois de uma falha ter deixado o WhatsApp sem funcionar durante horas no fim de semana.
Nesta segunda-feira, o Telegram Messenger estava em primeiro lugar no ranking dos aplicativos mais baixados do iPhone no Brasil, segundo dados do App Annie. A empresa desenvolvedora do app disse que ele figurou o primeiro lugar na App Store em 48 países neste domingo.
A companhia, em seu Twitter, disse que esperava o registro de 1 milhão de usuários por dia, no máximo, e que 5 milhões por dia “parece loucura”. A possível migração de pessoas do WhatsApp para o app alemão também se explica pela garantia de segurança oferecida pelo Telegram. Em seu site, a empresa diz que, diferente do WhatsApp, o aplicativo é pesadamente encriptado. Depois da compra do WhatsApp pelo Facebook, usuários do mundo todo têm postado nas redes sociais sua preocupação com a privacidade das mensagens.
O Telegram Messenger permite o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos e documentos por iPhone, Android e desktop. O serviço é gratuito e a empresa promete mantê-lo assim.
Line - O app é o maior competidor do WhatsApp, e além de permitir o envio de mensagens de texto, imagens, vídeo e áudio, também possibilita fazer ligações ou videoconferências pela internet. Com 350 milhões de usuários no mundo, o Line é compatível com computadores Windows, OS X e celulares iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone, Nokia Asha e Firefox OS.
Foto: Reprodução
BlackBerry Messenger - Avô dos aplicativos de mensagens instantâneas, o BBM era antes acessível apenas para quem tinha um BlackBerry. No ano passado, a empresa lançou o aplicativo para Android e iPhone e já alcançou mais de 80 milhões de usuários globalmente, sendo 40 milhões apenas nos dois últimos sistemas.
Foto: Reprodução
Google Hangouts - No ano passado, o Google lançou o Hangouts para unificar suas plataformas de mensagens, que antes eram separadas em serviços e protocolos diferentes. Funciona em desktops, Android e iPhone, e é integrado ao Gmail. Permite o envio de texto, imagens e mensagens em grupo e faz chamadas de vídeo.
Foto: Reprodução
Kik Messenger - Envia mensagens de texto, imagens e aúdio pela conexão de dados, e possui um navegador integrado para que seus 100 milhões de usuários no mundo naveguem por conteúdos e os compartilhem diretamente com os amigos. Disponível para iPhone, Android, Windows Phone, loja Ovi da Nokia e BlackBerry.
Foto: Reprodução
Skype - Conhecido pelas chamadas de voz e vídeo, o Skype também pode ser uma opção para mensagens instantâneas. Mensagens de texto, imagens, vídeos, áudio e em grupo podem ser feitas no aplicativo, disponível para Android, iPhone, Windows Phone, BlackBerry, desktops, consoles de vídeo games e TVs.
Foto: Reprodução
Viber - Competidor direto do Skype por ter chamadas de voz grátis, o Viber está nos desktops e nas plataformas Android, BlackBerry, Windows Phone, iPhone, e até para a Bada da Samsung, o Symbian e Series 40 da Nokia. Algumas funções, como chamadas de voz, estão limitadas para iPhone, Android e Windows Phone. As mensagens suportam texto, fotos e vídeos.