PUBLICIDADE

App de IA da Microsoft, Windows AI Studio só funciona no Linux

Ferramenta de IA para desenvolvimento de apps da Microsoft, o Windows AI Studio tem como pré-requisito o uso do Ubuntu 18.04 ou superior

18 dez 2023 - 15h04
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Se há 15 anos alguém dissesse que em 2023 a Microsoft teria uma distro Linux própria e lançaria apps exclusivos para o Sistema do Pinguim, provavelmente seria chamado de maluco. Contudo, isso tudo é realidade: na última semana, a MS lançou o Windows AI Studio, uma ferramenta para criação de apps usando IA, e um dos pré-requisitos para rodar o programa é usar uma máquina com Ubuntu.

Foto: Alveni Lisboa/Canaltech / Canaltech

Só no Ubuntu

Na seção de requisitos para colocar para funcionar a plataforma, que ainda está em fase prévia, é possível ler " uma distro WSL do Ubuntu 18.4 ou superior deve estar instalada e ser definida como padrão para usar o Windows AI Studio".

Windows AI Studio só roda no Linux (Imagem: Reprodução/GitHub)
Windows AI Studio só roda no Linux (Imagem: Reprodução/GitHub)
Foto: Canaltech

Como a mensagem deixa claro, a Microsoft não recomenda que você troque o Windows pela distribuição da Canonical, apesar de isso ser possível, mas que use o Subsistema Windows para Linux (WSL na sigla em inglês) para instalar a versão 18.04 ou mais recente do Ubuntu. O WSL é, falando de forma bem resumida, uma maneira oficial de rodar distribuições Linux dentro do sistema da MS, sem precisar de dual boot nem substituir o sistema definitivamente.

A outra configuração obrigatória — ao menos neste primeiro momento — listada pela Microsoft na página do GitHub é a presença de uma placa de vídeo NVIDIA.

Windows AI Studio

O Windows AI Studio é a plataforma da Microsoft que usa inteligência artificial generativa para simplificar a criação de aplicativos por meio da execução de instruções em textos que viram códigos. Ela conta com recursos de ponta e modelos do catálogo do Azure AI Studio, também da MS, e de outras opções como o Hugging Face.

Segundo explica MS, nela é possível "navegar pelo catálogo de modelos" e então "fazer o download, ajustar, testar e usar todos eles em seu aplicativo Windows".

Este pacote vem em complemento ao pequeno modelo de linguagem Phi-2, anunciado pela Gigante de Redmond na última semana. O Windows AI Studio serve como espécie de contraponto a iniciativas rivais como Vertex AI, do Google, que também usa inteligência artificial para facilitar o desenvolvimento de programas.

Para mais informações e download do Windows AI Studio acesse github.com/microsoft/windows-ai-studio.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade