Apple anuncia curso gratuito de inteligência artificial no Brasil; veja como participar
Por meio do Apple Developer Academy, as aulas devem começar no segundo semestre de 2024
A Apple anunciou na terça-feira (18) que vai disponibilizar um curso livre sobre inteligência artificial (IA) em diversos seis países, sendo um deles o Brasil.
A companhia informou que as aulas serão presenciais e começam no segundo semestre de 2024, mas ainda não apresentou as datas ou número de vagas disponíveis.
Essa é uma iniciativa que faz parte da Apple Developer Academy, um programa que desenvolve cursos e treinamentos gratuitos nas áreas de programação, design e empreendedorismo.
Outras big techs também oferecem cursos livres com certificações em IA no Brasil, como o Google, Microsoft e IBM.
Segundo a companhia, os cursos vão trazer conceitos mais básicos das tecnologias de inteligência artificial, assim como Core ML e também formas de criar e treinar novos modelos de IA. A intenção também é levar outras áreas de aprendizado aos alunos, como marketing e habilidades profissionais.
O comunicado à imprensa da Apple afirma que os estudantes vão aprender com o currículo guiado e tarefas de projetos que incluem a ajuda de centenas de mentores e mais de 12 mil ex-alunos da Academy no mundo todo.
"Com as novas tecnologias e APIs da Apple apresentadas na WWDC24, os estudantes também terão um acesso ainda maior às ferramentas que permitem criar projetos e apps excepcionais, como o Xcode 16, que define um novo padrão de produtividade para desenvolvedores", diz o texto.
Instituições parceiras
Ainda sem anúncios detalhados, as seguintes instituições de ensino são parcerias da Apple no Brasil e terão mais informações sobre as inscrições futuramente.
Em São Paulo, as aulas serão ministradas no Mackenzie, Senac e Instituto Eldorado (Campinas).
Em outros estados, as instituições serão:
- PUC-RS (Porto Alegre)
- PUC-PR (Curitiba)
- Universidade Católica de Brasília (UCB) (Brasília)
- PUC-RJ (Rio de Janeiro)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) (Fortaleza)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Recife)
- Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) (Manaus)