Apple e Google desativam mapas com dados de tráfego em tempo real em Gaza a pedido de Israel
Decisão teria sido tomada após um pedido direto dos militares israelenses, em antecipação a uma possível invasão terrestre em Gaza
O Google desativou as condições de tráfego em tempo real em Israel e na Faixa de Gaza para seus aplicativos Maps e Waze. A decisão foi tomada após um pedido direto dos militares israelenses, em antecipação a uma possível invasão terrestre em Gaza, segundo informações da Bloomberg.
O blog israelense GeekTime relata que a Apple também desativou o mesmo recurso em seu aplicativo Maps.
“Como fizemos anteriormente em situações de conflito e em resposta à evolução da situação na região, desativamos temporariamente a capacidade de ver as condições de tráfego ao vivo e informações de ocupação, em consideração à segurança das comunidades locais”, disse um porta-voz do Google à Bloomberg.
Representantes da Apple e das Forças de Defesa de Israel não se pronunciaram sobre o caso.
Essa não é a primeira vez que o Google adota medidas assim durante períodos de confronto. A empresa tomou decisões semelhantes na Ucrânia em 2022, após a invasão russa, ocultando dados em tempo real de veículos e tráfego de pedestres em determinadas áreas.
Apesar das restrições no Maps e Waze, os motoristas ainda continuarão recebendo estimativas de tempo de chegada com base em condições de tráfego ao vivo, minimizando impactos diretos sobre a navegação civil.