Apple e Meta bloqueiam The OG App, aplicativo alternativo de Instagram
Durou pouco o sonho de um aplicativo de Instagram livre de anúncios e recomendações algorítmicas
Não demorou um dia para que Meta e Apple agissem sobre o The OG App, aplicativo que promete(ia?) uma experiência mais calma no Instagram.
O QUE HOUVE? O The OG App sofreu baixas em dois flancos.
Em um deles, a Apple removeu o aplicativo da App Store, citando violações em suas diretrizes. O aplicativo acumulou 10 mil downloads no iOS antes de ser bloqueado pela Apple.
Em outro, a Meta, empresa dona do Instagram, excluiu os perfis pessoais no Facebook e Instagram dos fundadores e funcionários da Un1feed, a startup por trás do The OG App.
Ao site TechCrunch, um porta-voz da Meta disse que "este aplicativo [The OG App] viola nossas políticas e estamos tomando as medidas apropriadas". Ele indicou um post em que a empresa explica como lida com sites clones, que "raspam" dados do Instagram.
CONTEXTO. O The OG App, lançado esta semana, reproduz a experiência do Instagram removendo anúncios e conteúdo recomendado.
Embora use APIs oficiais, algumas partes da experiência, como a autenticação, eram feitas na base da gambiarra.
A Meta é bem rigorosa e não permite aplicativos que reproduzam a experiência nativa dos seus aplicativos — ela faz o mesmo com os clientes alternativos de WhatsApp.
O QUE MAIS? A versão para Android segue disponível na Play Store.
A Un1feed disse que recorrerá da decisão da Apple de excluir o The OG App da App Store.