Apple lidera ranking de marcas mais valiosas do mundo
O valor da marca da Apple foi de US$ 119 bilhões; o Google apareceu em segundo lugar, com US$ 107,4 bilhões
A Apple lidera um ranking das cem marcas mais valiosas do mundo A empresa americana ficou à frente de rivais como IBM e Microsoft, ao ser avaliada em US$ 119 bilhões (aproximadamente R$ 286,3 bilhões).
A lista das marcas mais valiosas do mundo, divulgada pela empresa Interbrand, mostra o Google na segunda colocação, com valor de US$ 107,4 bilhões.
A Apple, que lançou recentemente três novos gadgets, o iPhone 6, o iPhone 6 Plus e o Apple Watch, teve crescimento de 21% quando comparado com o ranking no ano anterior.
O Google, por sua vez, viu o valor de sua marca ter um acréscimo de 15% ante 2013. De acordo com a Interbrand, esta é a primeira vez que duas empresas superam os US$ 100 bilhões em avaliação de marcas.
A Coca-Cola ficou no terceiro lugar, com valor de marca de US$ 81,5 bilhões. A multinacional de bebidas é a única entre as cinco mais avaliadas que não é do setor de tecnologia.
A IBM (US$ 72 bilhões) e a Microsoft (US$ 61 bilhões) fecham o ranking das cinco marcas mais bem avaliadas do mundo, em quarta e quinta colocações, respectivamente.
A pesquisa das cem marcas mais valiosas do mundo avalia desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, papel que realiza ao influenciar a escolha do consumidor e a força para orientar preços, gerar lealdade ou garantir lucros da empresa.
Embora a Interbrand acredite que em breve as empresas brasileiras devem entrar no ranking, elas ainda não atendem aos critérios da análise e, por isso, não entraram no rol das marcas globais de 2014.
Huawei
A companhia de tecnologia chinesa Huawei é a primeira pertencente ao grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a entrar na lista. Ela ficou na 94º posição, com valor de US$ 4,3 bilhões.
Também estrearam na lista a Hugo Boss (US$ 4,1 bilhões), Fedex (US$ 4,4 bilhões), Land Rover (US$ 4,4 bilhões) e DHL (US$ 5 bilhões).
A marca que mais cresceu entre 2013 e 2014 foi o Facebook, com um aumento de 86% e um valor de US$ 14,3 bilhões.
Já fabricante japonesa de videogame Nintendo teve a maior queda, de 33% em relação a 2013, passando a ser avaliada em US$ 4,1 bilhões.
Aprenda técnicas e processos para gerenciar uma empresa, controlar o desempenho dos negócios e motivar funcionários. Matricule-se já!