Apple não é nossa rival, diz gerente da WD no Brasil
Principal rival da empresa americana é a Seagate, que também tenta emplacar produto de nuvem pessoal
A companhia americana de discos rígidos e externos, Western Digital, que tenta emplacar o seu produto de “nuvem pessoal”, o WD My Cloud, afirmou nesta quinta-feira que a Apple e o AirPort Time Capsule não são rivais da empresa. A verdadeira rival da WD é a Seagate.
Em entrevista ao Terra, o gerente de vendas da WD, Wilson Barbosa, afirmou que o produto de 2 terabytes da Apple (vendido por R$ 1.249 na Apple Store) entra “em outra categoria de produto”, mais premium e para um público mais seletivo.
Atualmente, a Western Digital Company, controladora da WD e da HSGT, também fabricante de HD, possui 45,7% do mercado de HDs. A WD tem como principal rival a Seagate, que possui 38% do market share Outros 14% pertencem à Toshiba.
A Seagate também tenta entrar no mercado de nuvem digital com dois aparelhos, o Seagate Central de 2 TB a partir de R$ 843,33 e o Wireless Plus, ainda sem preço definido. WD tem como principal rival a Seagate, que possui 38% do market share (os outros 14% pertencem à Toshiba). A Seagate também tenta entrar no mercado de nuvem digital com dois aparelhos, o Seagate Central de 2 TB a partir de R$ 843,33 e o Wireless Plus, ainda sem preço definido.
O executivo brasileiro ainda lembra a parceria que a Apple tem com a WD na criação de produtos, como os HD externos para computadores Mac, WD My Passaport.
Sucesso de download
O aplicativo da Western Digital, WD My Cloud, chegou a 4 milhões de downloads nas lojas de apps da Apple, App Store, e do Google, a Google Play. Os downloads envolvem usuários dos aparelhos My Cloud, My Cloud Mirror, My Cloud EX2 e MyCloud EX4.
No Brasil, apenas o My Cloud de 2 TB é comercializado. Com um mês no mercado brasileiro, o aparelho tem o preço sugerido de R$ 679.
De acordo com Wilson Barbosa, a WD só trouxe o modelo de 2 TB no Brasil, embora a companhia lançou fora do País outros aparelhos de 3 e 4 TB, por pretender testar o mercado e avaliar a aceitação dos consumidores.
“Escolhemos o My Cloud de 2 TB pelo preço. Vamos focar no mais barato primeiro”, explicou o executivo, sem revelar quanto custariam os outros dois modelos do My Cloud. Ainda de acordo com Barbosa os aparelhos de 2 TB e 3 TB devem chegar ao Brasil em 2015.
Disponibilidade
O WD My Cloud, que é na verdade um HD externo que se conecta a uma rede e permite acesso remoto aos arquivos armazenados em disco, está disponível para venda no Brasil desde setembro.
A principal loja física a vender o aparelho é a Nagem, com foco no norte-nordeste do País. Wilson Barbosa afirma que a varejista conseguiu, no primeiro mês, atingir 80% da meta de vendas.
O device também pode ser encontrado nas lojas online da Shoptime, Submarino, Americanas.com. e a própria Nagem. Em breve, as lojas na web das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio também devem comercializar o My Cloud.