Apple revela novos detalhes do iOS 17; veja o que esperar
iOS 17 vai chegar com novos recursos voltados para acessibilidade cognitiva, de fala e de visão. Saiba mais.
A Apple está prestes a anunciar a 17ª Geração do iPhone OS (popularmente conhecido com iOS). Novos recursos que são voltados para acessibilidade cognitiva, fala e visão foram apresentados pela empresa americana e hoje vamos conferir em detalhes aqui no Oficina da Net quais são esses recursos e o que esperar dessa nova atualização do Sistema Operacional da gigante de Cupertino.
iOS 17 com novos recursos será lançado em breve
A Apple anunciou novos recursos que estarão presentes na nova geração do seu Sistema Operacional voltados para a inclusão social. Portanto os usuários que possuem alguma deficiência cognitiva, problemas de audição, fala e entre outros serão extremamente beneficiados com as novas features.
Novos recursos de acessibilidade estarão no iOS 17
Acesso Assistivo Suporta Usuários com Deficiências Cognitivas
Esse recurso utiliza inovações no seu design e foca no que as pessoas com deficiência cognitiva gostam. Conectar-se com os entes queridos, tirar fotos de momentos inesquecíveis e ouvir belas músicas. A interface possui um visual com botões grandes e de alto contraste.
Teclado exclusivo de emojis (Imagem: Apple/Divulgação)
Além disso, há outro recurso voltado para quem prefere se comunicar visualmente no app de Mensagens. Um teclado apenas com emojis e uma opção de gravar e enviar vídeos para os entes queridos.
Fala ao Vivo e Voz Pessoal
Outro recurso que estará presente nos iPhones é o Live Speech. Que permite com que o usuário com dificuldade de fala digite algo para que seja falado em voz alta em chamadas telefônicas ou no FaceTime. Além disso, o usuário pode salvar mensagens que ele mais utiliza para que seja clicado e facilitar ainda mais o processo.
Já para os usuários que podem correr o risco de perder a capacidade de fala, há o recurso Personal Voice que se utiliza do Machine Learning para que os textos reproduzidos no Live Speech sejam o mais próximo possível da voz real do usuário. Além disso, o usuário poderá gravar áudios de até 15 minutos com prompts de texto que o iPhone mostra na tela e assim captar a voz pessoal dele.
Personal Voice utiliza do aprendizado de máquina para reconhecer voz real do usuário (Imagem: Apple/Divulgação)
Point and Speak para usuários cegos ou com baixa visão
Mais um recurso bem interessante que será incluído no iOS 17 é o Point and Speak. Seu principal objetivo é ajudar as pessoas que possuem dificuldades visuais ao utilizar a câmera junto ao sensor LiDAR para reconhecer objetos e identificar o que está escrito em cada botão e menu ao apontar a câmera para o micro-ondas por exemplo. Além disso, essa funcionalidade pode ser útil ao ajudar a pessoa a se locomover pela própria casa.
Sensor LiDAR é ativado para a utilização do recurso Point ainda Speak
Recursos Extras
Outros recursos são o SignTime (intérpretes de linguagens de sinais) e o Remember This (que ajuda os usuários com deficiências cognitivas a criar um diário visual no Notes para facilitar a referência e a reflexão).