Apple testa editor de imagens com inteligência artificial; veja
Nova ferramenta de IA sendo desenvolvida pela Apple permite editar imagens com simples comandos de texto
A Apple está desenvolvendo modelo de inteligência artificial (IA) destinado à edição de imagens a partir de comandos textuais. O estudo, ainda não revisado por pares, foi publicado na última segunda-feira (5).
Denominado Edição de Imagens Guiada por Modelos de Linguagem de Grande Escala Multimodal (MGIE, na sigla em inglês), o modelo foi esenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.
A tecnologia permite que prompts de texto simples ou até ambíguos sejam transformados em instruções detalhadas e claras que o editor de fotos pode executar.
Além de fazer alterações significativas nas imagens, como adicionar ou modificar elementos, o MGIE também possui funcionalidades para cortar, redimensionar, rotacionar, melhorar o brilho, o contraste e o equilíbrio de cores, tudo por meio de comandos textuais.
Nos exemplos compartilhados pelos desenvolvedores, o programa é capaz de adicionar vegetais em uma pizza, remover uma pessoa do fundo de uma foto, ajustar a luz em uma imagem da natureza e adicionar uma tela verde em uma fotografia de um notebook.
A nova tecnologia é capaz ainda de editar áreas específicas de uma foto, modificando, por exemplo, o cabelo, os olhos e as roupas de uma pessoa, ou eliminando elementos do fundo.
Conforme destacado pelo portal VentureBeat, a Apple disponibilizou o modelo em código aberto, no GitHub, oferecendo também uma demonstração hospedada na plataforma Hugging Face Spaces.
Ainda é incerto se a empresa pretende integrar o aprendizado do projeto em uma ferramenta ou recurso que possa ser incorporado em seus produtos futuramente.