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Apple testa mercado de smartwatches com estreia silenciosa

Os únicos relógios que ficarão à venda na sexta-feira estarão em butiques de luxo e lojas de departamento que a Apple escolheu

23 abr 2015 - 07h48
(atualizado às 10h38)
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O Apple Watch será lançado mais com um suspiro do que com estardalhaço na próxima sexta-feira (24), um início não usual para a companhia que pode refletir certa incerteza em relação à demanda pelo primeiro novo produto do atual chefe da Apple, Tim Cook.

A Apple optou pela simplicidade dos pedidos online devido a dificuldades logísticas para os relógios: há 38 variantes que precisaria manter em estoque, quando levados em conta os diversos tamanhos, estilos e pulseiras
A Apple optou pela simplicidade dos pedidos online devido a dificuldades logísticas para os relógios: há 38 variantes que precisaria manter em estoque, quando levados em conta os diversos tamanhos, estilos e pulseiras
Foto: Touch Arcade / Reprodução

A companhia americana não revelou quantos pedidos recebeu antes do lançamento de 24 de abril, um contraste em relação aos lançamentos anteriores de iPhones e iPads. E as lojas da Apple não terão quaisquer relógios para vender na sexta-feira, que estarão disponíveis em algumas algumas lojas de luxo espalhadas pelo mundo.

A Apple não tinha certeza se o relógio criaria filas ao redor das lojas, que foram vistas historicamente pela companhia com seus iPhones e iPads, disse Gene Munster, analista da Piper Jaffray.

"O lançamento menor permite que eles vejam como vai ser e isso remove alguma da expectativa e do risco sobre as filas", disse Munster. "Se eles fizerem do jeito antigo e não houvesse boas filas, seria um problema."

A demanda veio melhor que o esperado, de acordo com Munster, que prevê mais de 2 milhões de relógios vendidos no trimestre a ser encerrado em junho. O analista sênior da FBR Capital Markets Daniel Ives elevou sua estimativa para 2015 de 17 milhões para 20 milhões, baseado em parte nos pedidos online.

Conheça a versão de ouro 18 quilates do Apple Watch:

"Havia uma dúvida sobre se a trajetória e a demanda por aparelhos vestíveis no ecossistema da Apple era real", disse Ives. "Mas a resposta é um ressonante sim." Agora a Apple enfrenta a dúvida se consumidores confusos irão às Apple Stores na sexta-feira. "Muitos consumidores devem ir às lojas na sexta-feira para tentar comprar um relógio", disse.

A empresa disse que alguns consumidores vão obter os relógios mais rápido que o prometido. "Nosso time está trabalhando para atender os pedidos o mais rápido possível baseando-se na oferta disponível e na ordem com que foram recebidos", disse a Apple em comunicado nesta quarta-feira.

A Apple optou pela simplicidade dos pedidos online devido a dificuldades logísticas para os relógios: há 38 variantes que precisaria manter em estoque, quando levados em conta os diversos tamanhos, estilos e pulseiras, com preços de US$ 349 (aproximadamente R$ 1 mil) para a versão esportiva a US$ 10 mil ou mais para a edição em ouro.

De fato, os únicos relógios que ficarão à venda na sexta-feira estarão em butiques de luxo e lojas de departamento que a Apple escolheu para ajudar a posicionar o aparelho como um item fashion.

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