Apple vende recorde de 74,5 mi iPhones no último trimestre
Os resultados trimestrais da Apple superaram as expectativas de Wall Street com um recorde de vendas dos smartphones iPhone 6 e 6 Plus durante as festas de fim de ano e fortes vendas na China, apesar de os Estados Unidos terem se mantido como principal mercado da empresa.
A companhia vendeu 74,5 milhões de iPhones no trimestre fiscal encerrado em 27 de dezembro, enquanto muitos analistas esperavam menos de 70 milhões. A receita subiu de 57,6 bilhões, nos três meses de 2013, para 74,6 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.
A Apple teve lucro líquido de 18,02 bilhões de dólares, ou de 3,06 dólar por ação diluída, comparado a 13,07 bilhões de dólares, ou 2,07 dólar por ação, um ano antes. Os números superaram as previsões de lucro de 2,60 dólares por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S. Analistas esperavam receitas de 67,69 bilhões de dólares.
As ações subiram cerca de 5%, para 114,90 dólares no after market.
O diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, disse que a companhia dobrou suas vendas de iPhones em Cingapura e no Brasil.
O executivo declarou também que a Apple não vendeu mais iPhones na China que nos Estados Unidos, apesar de algumas previsões de analistas nesse sentido.
As receitas na China subiram 70% neste trimestre, em grande parte devido a um aumento nas vendas de iPhones. O sucesso da companhia no competitivo mercado chinês pode ser atribuído à sua parceria com a China Mobile, a maior operadora de celular do mundo, e o apelo de seus iPhones 6 e 6 Plus, de tela maior.
Maestri disse não esperar que a Apple tenha dificuldades com a desaceleração da economia chinesa. Ele afimrou ainda que a Apple "está bem" com sua posição no país. "Não vimos desaceleração".