Apple Watch recebe aprovação no Brasil para detectar apneia do sono
Com acelerômetro integrado, Apple Watch analisa os movimentos do pulso durante a noite para identificar possíveis interrupções respiratórias
O Apple Watch agora pode ser usado no Brasil para detectar sinais de apneia do sono moderada e grave, graças à autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A funcionalidade já estava disponível em outros países, como Estados Unidos, Japão e membros da União Europeia, e agora chega aos usuários brasileiros por meio do sistema operacional watchOS 11.
Utilizando o acelerômetro integrado, o Apple Watch analisa os movimentos do pulso durante a noite para identificar possíveis interrupções respiratórias, um indicativo comum da apneia do sono. A cada 30 dias, os dados coletados são revisados, e o smartwatch emite uma notificação caso detecte padrões consistentes do distúrbio.
Embora seja uma ferramenta avançada, a Apple reforça que o smartwatch não substitui diagnósticos médicos e recomenda que usuários com notificações procurem profissionais de saúde para um acompanhamento adequado.
Entre os concorrentes, o Galaxy Watch, da Samsung, também conta com uma funcionalidade similar para detectar apneia do sono. No entanto, o recurso só foi liberado até o momento nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.
Quais modelos são compatíveis?
O recurso de detecção foi introduzido no Apple Watch 10, mas está disponível para outros modelos compatíveis com o watchOS 11. Confira a lista:
- Apple Watch 9
- Apple Watch 10
- Apple Watch Ultra 2
Como ativar a funcionalidade?
Para começar a usar o recurso de detecção de apneia do sono, é necessário ativá-lo manualmente no app Saúde do iPhone. Siga as etapas abaixo:
- Abra o aplicativo Saúde no iPhone.
- Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito.
- Selecione “Checklist de Saúde”.
- Localize a opção “Notificações de Apneia do Sono” e clique em “Configurar”.
- Siga as instruções exibidas na tela.
- Após a ativação, os dados podem ser acessados pelo app Saúde, no menu “Explorar” > “Respiração”, onde os relatórios sobre distúrbios respiratórios aparecerão.