Apps de 2023: novatos ChatGPT e Threads e veteranos WhatsApp e TikTok brilharam
Chatbot da Open AI foi febre, com todo mundo "falando" com ele para tudo; WhatsApp investiu em ferramentas como Canais e senha para chats
O ano de 2023 foi marcado por avanços significativos no cenário de aplicativos. As plataformas mais populares, como WhatsApp e Uber, ganharam muitos recursos interessantes. Mas outros novatos, como ChatGPT e Threads, também ganharam a atenção do público.
O chatbot da Open AI de fato foi uma febre, com todo mundo "falando" com ele para tudo, desde tarefas corriqueiras de texto até torná-lo um amigo digital ou uma ameaça ao futuro do trabalho humano.
Já o clássico WhatsApp investiu em ferramentas bem úteis, como o Canais para espalhar informação a centenas de pessoas de uma vez só; e senha para chats específicos entre outros. Outros pesos pesados como Uber, Spotify, TikTok e Google Maps cresceram e apareceram neste ano.
ChatGPT
O ChatGPT, desenvolvido pela Open AI, solidificou sua posição como um fenômeno tecnológico em 2023. Este chatbot de inteligência artificial revolucionou a maneira como as pessoas interagem, processando e gerando texto em linguagem natural. E claro, virou aplicativo para iOS e Android.
Ao longo do ano, o ChatGPT evoluiu, introduzindo a capacidade de enviar comandos por voz e fazer upload de imagens, com a habilidade adicional de identificar elementos nos arquivos. A versão paga oferece acesso a modelos mais avançados, como o GPT-4 e DALL-3, para consultas atualizadas e geração de imagens a partir de texto.
Threads
A Meta, empresa liderada por Mark Zuckerberg, ganhou mais uma plataforma este ano com o lançamento do Threads. Este novo aplicativo surge como uma alternativa aos desafios enfrentados por plataformas concorrentes, como Twitter/X. O foco é em conversas de texto, mas também permite postar imagens.
Integrado ao Instagram, o aplicativo permite aos usuários criar uma conta vinculada ao perfil da rede social de fotos, importando facilmente informações como descrição da bio, seguidores e o cobiçado selo azul de verificação. Segundo à risca a inspiração do X, o Threads tem um limite de 500 caracteres por publicação, pelo menos por enquanto.
O app preferido dos brasileiros lançou uma série de recursos inovadores em 2023. Introduziu a proteção de conversas por biometria ou senha do telefone para fortalecer a segurança dos usuários. Além disso, o recurso Canais se inspirou no rival Telegram para permitir listas de assinatura com número ilimitado de participantes.
Tivemos ainda a verificação de registro, que exige confirmação no telefone antigo antes de migrar a conta para um novo celular; a permisão para usuários cadastrarem um endereço de e-mail na conta; a conexão de duas contas ao mesmo tempo, para que os usuários não precisem mais desconectar para alternar entre perfis no mesmo aparelho; e a fixação de mensagem em conversas, para recados importantes em destaque dentro das janelas de bate-papo por um prazo determinado.
TikTok
O TikTok consolidou-se como o aplicativo favorito, especialmente entre os mais jovens, para se atualizar nos virais, tendências e memes. Em 2023, a plataforma deu passos significativos no combate a deepfakes, proibindo a publicação desses conteúdos envolvendo figuras públicas e menores de idade.
Além disso, introduziu uma etiqueta de identificação para vídeos gerados por inteligência artificial para manter a comunidade do apps mais autêntica.
Uber
O Uber expandiu sua presença em 2023 com uma série de inovações. O recurso U-Convidado possibilita que os usuários solicitem viagens para outras pessoas, facilitando o transporte de quem tem dificuldades para usar a plataforma, ou se o celular está sem sinal ou bateria escassa. Já o Uber Roteiro ao Brasil organiza férias de fim de ano, conectando itinerários do Gmail e Outlook.
A categoria Uber Adolescentes oferece aos pais um acompanhamento detalhado dos filhos, enquanto o Uber Pet retorna ao país como uma opção para "pais" de bichinhos transportarem eles por aí.
Google Maps
Além das funções tradicionais de navegação por GPS e consulta de trânsito em tempo real, o Google Maps agora oferece um modo de acessibilidade para cadeirantes, criando rotas sem obstáculos.
Trouxe ainda um novo visual e esquema de cores e a introdução do recurso de realidade aumentada em São Paulo e Rio de Janeiro para explorar as cidades através da câmera do celular.
Spotify
Líder no mercado de streaming de áudio, o Spotify implementou a IA "Whisper" em colaboração com a OpenAI para traduzir podcasts para diferentes idiomas, expandindo o alcance global da plataforma.
Veio ainda com uma ferramenta "DJ" para playlists personalizadas e colaborou com o Google Cloud para aprimorar algoritmos de recomendação.