Apps de mobilidade e governo de SP firmam parceria para fortalecer segurança de mulheres
Iniciativa faz parte do movimento SP por Todas e reforça as ações do Protocolo Não se Cale, criado para prevenir assédio e oferecer suporte
O Governo de São Paulo anunciou uma parceria inédita com as empresas 99, Uber e Lady Driver para promover a segurança de mulheres durante o uso de transporte por aplicativo. A iniciativa faz parte do movimento SP por Todas e reforça as ações do Protocolo Não se Cale, criado para prevenir assédio e oferecer suporte adequado às vítimas.
Coordenada pela Secretaria de Políticas para a Mulher, a ação visa aumentar a divulgação do gesto de socorro, uma sinalização amplamente reconhecida para pedir ajuda em situações de perigo. A parceria também capacitará motoristas vinculados às plataformas para lidar com situações de violência contra passageiras, além de informar todos os usuários sobre os fluxos de acolhimento estabelecidos por lei.
"Esta parceria impulsiona uma das principais etapas do protocolo, que é a condução da vítima em segurança ao destino de sua escolha. A legislação prevê que os estabelecimentos devem oferecer suporte inicial e acompanhá-las até o veículo que as levará ao local indicado", explica Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.
A iniciativa inclui campanhas informativas dentro dos aplicativos, com mensagens breves sobre o Protocolo Não se Cale e acesso a conteúdos mais detalhados nos canais oficiais do governo e das empresas parceiras.
Representantes das empresas destacaram o compromisso com a segurança feminina. "A 99 reforça, com mais esta parceria, o compromisso com a segurança das mulheres. Temos tolerância zero com qualquer tipo de violência e seguimos investindo em conscientização e tecnologia para garantir a segurança de usuárias e motoristas", afirmou Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.
Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, "a segurança é prioridade. Parcerias como esta mostram que a cooperação entre poder público e iniciativa privada pode trazer resultados positivos, garantindo que todas as mulheres possam se deslocar com segurança".
Gabriela Corrêa, CEO da Lady Driver, também ressaltou o impacto positivo da ação: "Estamos felizes em proporcionar mais segurança às mulheres durante as viagens e, ao mesmo tempo, contribuir para a geração de renda das motoristas."
Desde o lançamento do Protocolo Não se Cale em agosto de 2023, o governo tem promovido estratégias de proteção em espaços públicos e privados. A ação inclui a capacitação de profissionais de setores como entretenimento e gastronomia, que devem acolher as vítimas em ambientes seguros, além de orientar sobre a rede pública de apoio disponível.
O movimento SP por Todas, que engloba a parceria, promoveu ações como a inauguração de salas da Delegacia de Defesa da Mulher em cidades como Pindamonhangaba e Campos do Jordão, além de oferecer serviços de saúde e empreendedorismo em diversas regiões do estado.
A campanha segue destacando o papel da colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para garantir a segurança e o acolhimento de mulheres no dia a dia.