Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ar-condicionado portátil funciona? Saiba como escolher o melhor para sua casa

Levantamento recente realizado pelo Buscapé aponta que o ar-condicionado está entre os produtos mais procurados na Black Friday

22 nov 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Modelo tem sido cada vez mais usado para refrigerar ambientes sem instalação fixa. Mas possui alta corrente elétrica.
Modelo tem sido cada vez mais usado para refrigerar ambientes sem instalação fixa. Mas possui alta corrente elétrica.
Foto: Reprodução do site Homeit / Flipar

O verão está chegando e você pode estar pensando em colocar um ar-condicionado em um cômodo da sua casa; para isso, as ofertas da Black Friday, que acontece dia 29 de novembro, podem ser uma boa opção para achar o modelo perfeito.

Um levantamento recente realizado pelo comparador de preços Buscapé aponta que o ar-condicionado está entre os produtos mais procurados no e-commerce para a data. 

Há diferentes tipos de ar-condicionado no mercado, como split, de parede e o portátil. Todos com vantagens e desvantagens que devem ser bem avaliadas antes da compra.

O modelo portátil possui tecnologia que reutiliza a água que é gerada no processo de condensação, sendo o reaproveitamento de água uma de suas vantagens. Diferente dos outros aparelhos, o ar portátil não exige que uma parede seja quebrada para sua instalação. O modelo só precisa ser conectado a uma tomada.

Vantagens 

Ar-condicionado portátil: vale a pena investir?
Ar-condicionado portátil: vale a pena investir?
Foto: Freepik

Um ponto positivo é a facilidade de adaptar o aparelho à voltagem 220 V ou 110 V, de acordo com a sua cidade, usando apenas um adaptador. Mas fique atento à sobrecarga elétrica nas tomadas. O aconselhável é contratar um eletricista para fazer uma vistoria.

Outra vantagem, é claro, é o fato de o modelo ser portátil, o que facilita a mobilidade dele entre os cômodos da casa. Mas, portátil nem sempre significa praticidade, isto porque os aparelhos costumam ser grandes e pesados. Um modelo de 12 mil BTUs, por exemplo, pode chegar a pesar até 40 kg.

O ar portátil exige o uso de um tubo extensor para a saída do ar quente, que deve ser posicionado na janela. Como o fio é curto, o aparelho necessariamente precisará ficar perto de alguma janela.

Gela ou não gela?

Muitos criticam o aparelho por não resfriar o ambiente de forma tão intensa como um modelo na parede. Dependendo da estrutura do ambiente, a versão portátil não será tão eficiente, já que o ar quente volta logo se não estiver isolado.

O modelo portátil não tem capacidade de resfriamento muito rápida e eficiente. Com isso, talvez valha a pena apenas para cômodos muito pequenos ou se você não pode quebrar a parede do imóvel em que mora.

Então, vale avaliar o tamanho do cômodo, a potência do aparelho e o que você espera em relação ao produto.

Um ar-condicionado portátil tem consumo equivalente ao de um modelo convencional de mesma capacidade. Já os preços dos aparelhos variam entre R$ 2.000 e R$ 8.000, a depender da potência e da marca.

Ar-condicionado portátil é opção para quem quer resfriar o local
Ar-condicionado portátil é opção para quem quer resfriar o local
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade