Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aranhas com veneno mortal invadem piscinas na Austrália após enchentes

Veneno é tão poderoso que uma mordida pode matar em 15 minutos; aparições foram causadas pelas chuvas e enchentes que atingiram o país

31 mar 2023 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários
Moradora encontrou quatro aranhas em sua piscina
Moradora encontrou quatro aranhas em sua piscina
Foto: Reprodução 7news / Lynda Smith

Se você tem aracnofobia, nem leia esta notícia: aranhas mortais que podem sobreviver debaixo d'água por mais de 24 horas estão invadindo as piscinas australianas. Tudo isso foi causado pelas fortes chuvas enchentes que atingiram parte do país desde 23 de março.

Helen Smith, gerente da coleção de aracnologia do Museu Australiano, disse ao 7News da Austrália que as aranhas não respiram da mesma maneira que nós, então demora muito mais para elas se afogarem.

“Além disso, os pelos na parte inferior podem prender uma bolha de ar. Elas podem sobreviver por várias horas e, às vezes, uma aranha com aparência completamente morta pode se contorcer repentinamente ou voltar à vida lentamente", explicou.

Aranha mortal

  • Entre as espécies encontradas em piscinas está a aranha-teia-de-funil australiana, que pertence à família Araneida e possui cerca de quarenta espécies;
  • Uma das mais temíveis e mortais, a Atrax robustus, simplesmente a espécie de aranha venenosa mais perigosa para os humanos, está invadindo as piscinas;
  • Eesta tarântula sem pelos tem de cinco a sete centímetros, é endêmica da Austrália e está muito presente em Sydney e arredores;
  • O veneno é tão poderoso — especialmente o dos machos — que uma mordida pode matá-lo em menos de 15 minutos. 

Alguns moradores postaram alertas em suas redes sociais sobre os invasores que encontraram em suas propriedades. Em caso de mordida, é necessário procurar um médico.

Nova aranha que morde pessoas

Também em março e na Austrália, uma nova espécie de aranha-de-alçapão foi descoberta por pesquisadores do Museu de Queensland. Chamada de Euplos dignitas, a fêmea pode viver até 20 anos e tem cerca de cinco centímetros.

O avanço científico foi relatado em um estudo publicado na revista científica Journal of Arachnology.

Apesar de não representar uma ameaça à vida humana com o veneno não-letal, a mordida de uma Euplos dignitas pode ser dolorosa.

Quatro anos atrás, os trabalhadores do Museu descobriram espécimes da então desconhecida espécie de aranha gigante na coleção de aracnídeos. Intrigados com a descoberta, pesquisadores neste novo esforço instigaram um estudo de campo de anos com o objetivo de encontrar exemplos vivos.

A comparação das características e DNA com outras aranhas na Austrália mostrou que a espécie recém-redescoberta era única.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade