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Armazenamento em nuvem | Conheça os 8 melhores serviços, custos e recursos

O armazenamento em nuvem é algo cada vez mais necessário para pessoas e empresas. Conheça os principais recursos e os custos dos melhores serviços do mercado

22 ago 2022 - 20h21
(atualizado em 23/8/2022 às 00h51)
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Com uma quantidade cada vez maior de dispositivos interconectados que são necessários para o trabalho, ter um serviço de armazenamento em nuvem confiável é algo imprescindível. Com o trabalho remoto, sujeito a um pulo de gato na tela do notebook de ter seu computador arruinado, ter seus dados acessíveis em qualquer lugar é muito mais do que "luxo" ou redundância, é necessidade.

Foto: barsrsind/Envato / Canaltech

Com uma série de opções de provedores de armazenamento em nuvem, escolher o melhor para as suas necessidades pode não ser uma tarefa muito fácil. Existem alguns gratuitos, mas sem muito espaço, outros com valor acessível, espaço o suficiente, mas com um nível de segurança que não é o ideal para sua empresa. Veja um comparativo entre nove serviços para te ajudar a escolher o melhor para você ou seu negócio.

iDrive

Para quem deseja um serviço de backup e armazenamento em nuvem multifuncional, o iDrive é uma boa escolha. O serviço é voltado para pequenas empresas, mas também funciona bem como uma nuvem pessoal e para compartilhamento de arquivos.

O preço é certamente o maior atrativo do iDrive. Além de um pacote gratuito de 10GB, em uma oferta descrita como exclusiva para o Brasil, a empresa oferece 90% de desconto no primeiro ano de assinatura, com um backup em nuvem de 1TB por US$ 1 (R$ 10, na cotação atual). Nos anos seguintes, o valor sobe para US$ 19,90 (cerca de R$ 100).

O iDrive é um bom serviço de backup pessoal e para pequenas empresas por ser fácil de utilizar, barato e com um espaço de armazenamento em nuvem relativamente grande por um valor baixo. Porém, deve-se levar em consideração que ele não tem suporte nativo ao Linux, autenticação em dois fatores e nem suporte e português.

Box

O Box é uma ferramenta que une armazenamento em nuvem e um programa de fluxo de trabalho de documentos em um só serviço. O Box começa com um plano gratuito com 10GB de espaço, e possui clientes para Windows, Mac, iOS e Android. Porém, da mesma forma que os demais serviços já apresentados, não suporta o Linux, sendo necessário um terceiro programa, neste caso o ExpanDrive, para ser usado.

O serviço possui planos individuais e para pequenas empresas com preços que partem de US$ 5 por mês (cerca de R$ 26, na cotação atual), com 100GB de armazenamento e 2GB de upload, até US$ 11,50 mensais (cerca de R$ 60) com 100GB de armazenamento e 5GB de upload. Ambos possuem Integrações internas com o Microsoft 365 e o Google Workspace, compartilhamento seguro de arquivos e autenticação de 2 fatores.

Os planos corporativos têm um mínimo necessário de três usuários para contratações. Todos eles não têm limite de armazenamento, mas variam de acordo com o limite de upload. O plano base, com 5GB, é comercializado por US$ 15 mensais (cerca de R$ 77), o intermediário tem 15GB de upload por US$ 25 por mês (cerca de R$ 130) e o premium, com até 50GB de upload por US$ 35 por mês (em torno de R$ 180).

A principal vantagem do Box é sua combinação de armazenamento e software de escritório. O serviço também suporta muitas plataformas e tem planos pagos mais acessíveis do que seus principais concorrentes. Porém, também não conta com suporte nativo ao Linux e tem uma interface que pode ser um pouco confusa, principalmente para os clientes de desktop, e não possui suporte em português.

Dropbox

Antes do Google Drive, OneDrive e dos serviços de armazenamento em nuvem das gigantes da informática, o serviço mais popular do tipo era o Dropbox. Por conta disso, é possível, inclusive, que você ainda tenha uma conta por lá. Porém, o serviço de armazenamento em nuvem mais antigo ainda é muito bom, prezando pela simplicidade, ainda pode ser uma boa opção para alguns usuários.

O armazenamento básico e gratuito do Dropbox é bem, digamos, humilde, com apenas 2GB de espaço. Porém, ele é utilizável em qualquer plataforma, podendo ser acessado no site do Dropbox, aplicativos de desktop para Mac, Windows e Linux, sistemas de arquivos nativos e aplicativos móveis iOS e Android. Até mesmo sistemas como Kindle Fire, Heck e Blackberry ainda são suportados.

Em relação aos planos pagos, o básico, com 2TB de armazenamento, é vendido por US$ 11,99 por mês (cerca de R$ 60). O intermediário, por sua vez, tem os mesmos 2TB de espaço, mas que podem ser compartilhados com até seis usuários, por US$ 19,99 mensais (cerca de R$ 105). Pelo mesmo valor, é possível contratar um plano individual de 3TB com acesso ao Dropbox Transfer para transferência de arquivos de até 100 GB.

Para empresas, o Dropbox oferece os planos Standard, com 5TB de armazenamento, por US$ 18 mensais (cerca de R$ 95), Advanced, sem limite de armazenamento, por US$ 30 por mês (cerca de R$ 155), e Enterprise, plano personalizado que deve ser contratado diretamente com a equipe de vendas da empresa por telefone ou e-mail.

O Dropbox é o serviço ideal para usuários que procuram simplicidade, já que esse aspecto faz com que ele seja usável em qualquer plataforma com acesso à internet. Porém, alguns de seus planos podem ser mais caros do que os equivalentes em outras empresas.

OneDrive

Esta é, sem dúvida, a melhor opção para os usuários do Windows. O OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, tem uma ótima integração com o sistema operacional mais usado em computadores no mundo. Do ponto de vista do usuário, inclusive, trata-se de só mais uma pasta no menu "Explorar".

O serviço da Microsoft oferece 5GB de armazenamento gratuito e planos com valor de R$ 119,00 ao ano (R$ 12,00 ao mês) com 100GB. Nos planos com acesso ao Microsoft 365, os usuários têm 1TB de armazenamento no plano individual por R$ 359,00 por ano (R$ 36,00 ao mês) ou 6TB no plano família por R$ 449,00 ao mês (R$ 45,00 ao mês).

Além do Windows, o OneDrive também possui aplicativos para Android, iOS e até para o Xbox. Porém, não possui um suporte nativo para o Linux, sendo necessária a contratação de um cliente como o InSync para que seja possível usar o serviço em computadores com o sistema operacional de código aberto.

Atualmente, o serviço de sincronização, que também pode ser usado para o Google Drive e para o Dropbox tem valores de R$ 279,99 para sincronização e backup em apenas uma conta, R$ 389,99 com número ilimitado de contas, e R$ 599,99 em um programa especial para desenvolvedores. Todos os valores são cobrados apenas uma vez.

O OneDrive é um bom serviço de armazenamento em nuvem para usuários do Windows e funciona muito bem junto com o Microsoft 365, além de ser excelente para o compartilhamento de arquivos. No entanto, o preço mais alto do que o dos concorrentes e a falta de suporte para o Linux podem ser pontos negativos.

Google Drive

Se você tem um celular Android, provavelmente é um dos usuários do Google Drive, que, de cara, oferece 15GB de armazenamento gratuito, além de um pacote de aplicações de escritório bastante respeitável, que conta com Docs, Planilhas, Apresentações, entre outros. Com isso, muitas empresas e usuários do Chromebook agora o usam como um escritório completo baseado em nuvem.

Assim como a maioria dos serviços listados aqui, o Google Drive não possui suporte nativo ao Linux, sendo necessária a contratação de um cliente comercial fornecido por terceiros. Um desses programas é o Insync, que tem uma assinatura individual e vitalícia comercializada por US$ 29,99 (cerca de R$ 155) e assinatura para equipes vendida por US$ 49,99 (cerca de R$ 260).

O plano gratuito do Google Drive já é bastante robusto, mas quem precisa de mais espaço também pode comprá-lo. Os planos pagos são vendidos sob o nome Google One, com pacotes vendidos a R$ 6,99 por mês por 100GB, R$ 9,99 por 200GB, 2TB por R$ 34,99, 10TB por 349,99 ao mês, 20TB por R$ 699,99 e o principal plano, com 30TB, por R$ 1049,99.

O Google One possui um aplicativo para Android e iOS, que permite o backup automático dos smartphones dos usuários. Esses dados incluem mensagens multimídia, fotos e vídeos em sua qualidade original. Os usuários do Google Drive também contam com integração com a pesquisa do Google, o que facilita bastante a busca por arquivos. Pode-se dizer que o único defeito é a ausência de criptografia de ponta a ponta.

iCloud

Para usuários de equipamentos da Apple, como iPhones, iPads e computadores MAC, sem dúvidas, o iCloud é a melhor opção. O serviço de armazenamento em nuvem da Apple já foi visto com bastante desconfiança pelos usuários, por conta de uma grande quantidade de bugs apresentados pelo serviço. Porém, depois de diversas atualizações, hoje é possível dizer que os clientes da Apple podem confiar seus dados ao iCloud.

A Apple oferece um plano gratuito de 5GB, só por você possuir um produto da marca da maçã, que não vale para produtos comprados no iTunes, que não contam no limite de armazenamento. O iCloud também pode ser usado para backup de dispositivos Apple, porém, 5GB não é o suficiente para isso, sendo necessário optar por um dos planos pagos do serviço, o iCloud+.

O iCloud+ possui três planos, o mais básico tem 50GB de armazenamento por R$ 3,50 ao mês, o intermediário tem 200GB de espaço e é comercializado por R$ 10,90. O plano top de linha do iCloud+ é vendido no mercado brasileiro por R$ 34,90, com 2TB de espaço, o que deve ser o suficiente para o backup do iPhone de alguém que use bastante o smartphone.

Os 5GB de armazenamento grátis com qualquer dispositivo da Apple, além da boa integração entre os diferentes dispositivos da marca, são o principal ponto Positivo do iCloud. O serviço também tem uma interface bastante amigável, o que facilita seu uso. Porém apesar da maior parte dos bugs ter sido consertada, ainda aparecem alguns de vez em quando.

Nextcloud

Para quem preza pela segurança e privacidade, o Nextcloud é uma opção bastante interessante. É um programa de código aberto, que permite que seus usuários configurem um serviço de armazenamento em nuvem para chamar de seu, usando seus servidores e discos rígidos existentes. Com isso, o máximo de armazenamento possível é o que tem disponível em suas máquinas.

O Nextcloud pode ser utilizado para configurar o armazenamento em nuvem em um servidor de escritório ou fora de seus próprios servidores externos. Por ser um serviço "faça você mesmo" e de código aberto, o serviço também é uma boa opção para os usuários do Linux, mas exige um nível avançado de conhecimento para sua configuração, o que pode dificultar a vida de alguns usuários.

Nextcloud vem em uma edição gratuita e empresarial. Com a versão gratuita, você mesmo configura usando seus próprios computadores. Aqui, você obtém o máximo de armazenamento disponível em suas máquinas. Mas se você não quiser executá-lo sozinho, a versão comercial. Nextcloud Enterprise , vem com suporte básico para até 100 usuários a € 36 (cerca de R$ 185, na cotação atual) por usuário por ano.

O Nextcloud é uma solução de armazenamento em nuvem é para quem deseja o máximo de controle sobre sua nuvem e não se importa em fazer algum trabalho extra para acertar. Além de livre e de código aberto, é uma opção que oferece diversos serviços. Porém, pode ser um muito complexo para configurar, principalmente para usuários um pouco mais leigos e não familiarizados com o Linux.

pCloud

Esta solução é bastante interessante para quem procura por uma dose extra de segurança e também não quer pagar mensalmente pelo serviço. O pCloud oferece 4 GB de armazenamento gratuito para iniciantes, mas esse espaço pode ser maximizado para até 10 GB. Outro diferencial deste serviço é o suporte nativo para o Linux, algo que, como você já percebeu, não é muito comum sem o uso de um cliente.

No quesito segurança o pCloud conta com criptografia de arquivos do lado do cliente sem custo adicional, mas os usuários podem contratar o pCloud Crypto, que permite a criptografa seus arquivos usando AES de 256 bits. A proteção adicional custa US$ 4 por mês (cerca de R$ 20), US$ 39 por ano (cerca de R$ 200) ou US$ 125 (cerca de R$ 645) para um plano vitalício.

Atualmente, são comercializados planos com 500GB de armazenamento para sempre por um pagamento único de US$ 175 (cerca de R$ 905). Ou US$ 350 (em torno de R$ 1810) por 2TB. O serviço de negócios começa com 1 TB por US$ 96 (cerca de R$ 500) por usuário por ano. Ou você pode comprar um plano vitalício por US$ 175 para Premium e US$ 350 para Premium Plus.

O pCloud for Business oferece 1 TB de armazenamento por usuário, a partir de US$ 287,64 (cerca de R$ 1490) por ano. Cada usuário adicional obtém seu próprio TB de armazenamento. Além do contrato vitalício, a segurança e o suporte também são grandes vantagens do pCloud. Porém, o serviço pode ser muito mais caro do que seus concorrentes para um pagamento imediato.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem?

A resposta é: depende. A escolha de nuvem depende do que será usado e do que o usuário deseja fazer com ele. Todos esses serviços oferecem serviços gratuitos ou baratos mais do que suficientes para as pequenas empresas. Porém, cada um pode ser melhor para um tipo específico de usuário, com características que vão desde preço até o sistema operacional usado.

Para quem se importa mais com a privacidade, o melhor é o pCloud, para os usuários da Apple, o melhor é o iCloud, da mesma forma que o Google Drive é para os usuários do Android e o OneDrive para quem usa Windows. O Dropbox é o melhor para quem quer facilidade de uso em vários dispositivos, o NextCloud para os usuários do Linux. O iDrive é bom para backups e o Box é uma boa opção para fluxo de trabalho tudo-em-um.

Fonte: ZD Net

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