Arqueólogos descobrem túnel que pode levar a túmulo de Cleópatra e amante
Segundo pesquisadores, há indícios que rainha do Egito tenha sido enterrada com Marco Antônio
Uma descoberta feita por arqueólogos dominicanos pode levar ao túmulo perdido da rainha Cleópatra. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Daily Mail nesta terça-feira, 8.
Os pesquisadores, da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), encontraram um túnel esculpido em camadas de rocha, sob um antigo templo na cidade de Taposiris Magna, no Egito. O local é próximo da antiga capital do país, Alexandria.
A novidade, chamada de "milagre geométrico", está localizada a mais de 13 metros abaixo da superfície da Terra e se estende por cerca de 1,5 km.
Enterrada com amante
Para a arqueóloga Kathleen Martinez, da UASD, há "boas chances" de a última faraó do Egito e seu amante, Marco Antônio, terem sido enterrados dentro do templo, segundo declarado ao periódico britânico. Conforme a especialista, se de fato a rainha estiver na região, encontrar seus restos mortais seria "a descoberta mais importante do século 21".
Após a divulgação das novas evidências, o perfil oficial do Ministério do Turismo e Antiguidades no Twitter publicou uma imagem do túnel.
The Dominican Egyptian archaeological mission of the University of San Domingo discovered a tunnel carved in the rock, bout 13 meters below the surface of the earth. This discovery was made during the excavation work of in the area of the Temple of Taposiris Magna, Alexandria. pic.twitter.com/GTuW2p6IXm
— Ministry of Tourism and Antiquities (@TourismandAntiq) November 4, 2022
"A missão arqueológica egípcia dominicana da Universidade de San Domingo descobriu um túnel esculpido na rocha, cerca de 13 metros abaixo da superfície da terra. Esta descoberta foi feita durante os trabalhos de escavação na área do Templo de Taposiris Magna, Alexandria" escreveu a conta do ministério na rede social, em tradução livre.