Artemis III: veja novo traje espacial da missão de retorno à Lua
Missão está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2025
A Nasa revelou, nesta quarta-feira (15), o modelo de traje espacial que será usado por astronautas na viagem que levará humanos de volta à Lua após mais de 50 anos.
O novo traje espacial Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) foi revelado no festival Moon 2 Mars do Space Center em Houston (EUA) nesta quarta-feira (15).
A vestimenta é um protótipo, com uma frota completa de trajes espaciais de treinamento que serão entregues à Nasa até agosto deste ano.
“Estamos dando continuidade ao legado da Nasa ao projetar um traje espacial avançado que permitirá aos astronautas operar com segurança e eficiência na Lua”, disse Michael T. Suffredini, presidente e CEO da Axiom Space.
Segundo a empresa, a vestimenta fornece maior flexibilidade e mais proteção contra o ambiente enfrentado pelos astronautas na missão.
“O traje espacial Artemis III da Axiom Space estará pronto para enfrentar os complexos desafios do pólo sul lunar e ajudar a aumentar nossa compreensão da Lua, a fim de permitir uma presença de longo prazo lá.”
O traje permite que os astronautas estejam equipados com aparatos robusto e de alto desempenho e foi projetado para acomodar um amplo grupo de tripulantes.
Como um traje espacial usado na Lua deve ser branco para refletir o calor e proteger os astronautas de temperaturas extremamente altas, uma camada de cobertura está sendo usada atualmente para fins de exibição apenas para ocultar o design original do traje, explicou a Axiom Space.
Missão Artemis
A Artemis III está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2025. A Nasa levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua.
A Nasa busca estabelecer uma presença permanente na Lua por meio do programa Artemis, cuja primeira missão retornou à Terra em 11 de dezembro após 25 dias de viagem, período durante o qual a espaçonave não tripulada Orion circunavegou a Lua.
A agência espacial norte-americana prevê enviar Artemis II em novembro de 2024, missão que seguirá o mesmo percurso da antecessora, mas com tripulação.