Artista é acusado de criar obra em inteligência artificial, mas ele nega
Em tentativa de provar que era autor da obra, Moran se ofereceu também para enviar o arquivo bruto no Adobe Photoshop
O artista Ben Moran, do Vietnã, queria compartilhar sua última peça no r/Art, principal subreddit de arte do Reddit, mas foi banido por moderadores que o acusaram de gerar o trabalho por inteligência artificial (IA), proibida no fórum.
Moran publicou suas queixas no Twitter. Ele disse: “Eu realmente preciso desistir do meu estilo de arte?”, já que suas referências artísticas lembram os modelos de desenhos desenvolvidos por ferramentas de IA.
We are in the world which real artists is being punished because he's the victim of these thief called AI artists? #Savehumanartist #noAIart #NoAI #SavefutureArt pic.twitter.com/yTQAeyc8SR
— ben moran artist (@benmoran_artist) December 27, 2022
Em uma tentativa de provar que era autor da obra, Moran se ofereceu também para enviar o arquivo bruto no Adobe Photoshop, mas não foi ouvido. “Não acredito em você”, respondeu o moderador do grupo, que é seguido por 22 milhões de pessoas.
“Mesmo que você tenha 'pintado' você mesmo, é um design tão obviamente orientado por IA que não importa”, completou ainda o moderador.
O moderador disse ainda que se Moran realmente é um artista sério, precisa encontrar outro estilo de arte. E isso porque ninguém acreditaria quando ele dissesse que o produto não é de IA e que a IA se sairia melhor em segundos em algo que ele pode levar horas para fazer.
A confusão alerta para como geradores de imagens, a exemplo do Stable Diffusion e o Midjourney, que usam imagens de comunidades artísticas como a ArtStation – sem a permissão dos artistas –, podem ser problemáticos.
Tanto Moran quanto os seguidores da comunidade no Reddit são contra o desenvolvimento de arte por inteligência artificial (IA).
“Não temos necessariamente nada contra a AI Art, mas quando as pessoas podem produzi-la com tanta rapidez e facilidade, o sub se torna nada além de uma IA rapidamente”, comentaram os moderadores à Vice.