Árvores de Natal podem intoxicar seu gato; saiba como proteger
Segundo veterinários da Purina, empresa especializada em alimento animal, esses objetos podem intoxicar ao comer farpas e decorações
Árvores de Natal podem ser perigosas para gatos, que podem se intoxicar ao comer farpas ou engolir peças pequenas das decorações.
Segundo veterinários da Purina, empresa especializada em alimento animal, os objetos contêm produtos químicos que podem causar irritação na boca e no estômago do felino.
Os galhos de pinheiro caídos também podem ser perigosos, pois podem perfurar o sistema gastrointestinal do animal.
Segundo um artigo no site da companhia, para evitar acidentes, a melhor opção é escolher uma árvore artificial.
De acordo com os especialistas, se a opção for por uma árvore natural, é importante escolher uma variedade que não caia e colocar a árvore em um local seguro, longe do alcance do gato.
Decorações também complicam
As demais decorações de Natal também podem representar riscos para os gatos. Enfeites de vidro, ouropel e cabelo de anjo podem causar cortes, bloqueios internos ou intoxicação se ingeridos.
Para proteger o seu pet, é importante remover todas as decorações de vidro da árvore e prender com segurança as demais. Também é importante evitar o uso de produtos de limpeza que possam perturbar as marcas de cheiro do gato, o que pode causar ansiedade.
Dicas para manter o seu gato seguro durante o Natal:
- Escolha uma árvore artificial ou uma árvore natural que não caia;
- Coloque a decoração em um local seguro, longe do alcance do gato;
- Remova todas as decorações de vidro da árvore;
- Prenda com segurança as demais decorações à árvore.