Assange quer fazer estátua dele com Snowden e denunciante
O australiano afirma que a obra seria um “monumento à coragem”. Julian Assange está atualmente na embaixada do Equador em Londres.
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, está angariando fundos para construir uma estátua dele e dos denunciantes Chelsea Manning (antes conhecido como Bradley Manning) e Edward Snowden. Segundo o jornal The Independent, Assange tem usado o seu site de denúncias e seu perfil no Twitter para criar as três estátuas de bronze em tamanho natural.
Na mensagem, o australiano afirma que a obra seria um “monumento à coragem”. Julian Assange está atualmente na embaixada do Equador em Londres.
Logo após o escândalo do WikiLeaks, que revelou várias conversas diplomáticas dos Estados Unidos fornecidos por Manning, Assange foi acusado de estupro na Suécia, da qual ele alega ser inocente, seria utilizada de pretexto para extraditá-lo aos Estados Unidos e ser enquadrado na Lei de Espionagem.
A obra de arte será feita pelo escultor italiano Davide Dormino e será chamada “Anything to Say?” (na tradução livre do inglês, “Algo mais a dizer?”).
O dinheiro está sendo levantado por meio do site de financiamento coletivo, Kickstarter, e tem como objetivo alcançar 100 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 412 mil).
Até agora as doações estão em 19,747 mil libras esterlinas.